sexta-feira, setembro 26

Fundação Araucária seleciona novos profissionais para o programa Top Managers

A Fundação Araucária selecionou na segunda edição do Programa Institucional Top Managers quatro novos profissionais. Essa iniciativa tem o objetivo de atrair e engajar profissionais do Brasil e do Exterior com ampla experiência e excelência na gestão de Ciência, Tecnologia e Inovação, (CT&I) para que possam contribuir na execução de ações estratégicas do Paraná.

“Com atuação em áreas de CT&I, estes profissionais devem ser capazes de funcionar como articuladores, na formação e manutenção de equipes, como fonte geradora e transformadora de conhecimento científico-tecnológico para aplicação em programas e projetos de relevância ao desenvolvimento técnico-científico, socioeconômico e ambiental. O Programa Top Manager tem sido essencial para o avanço do Paraná em áreas que são do interesse da sociedade e do Governo do Estado”, informou o presidente da Fundação Araucária, Ramiro Wahrhaftig.

A Araucária está disponibilizando para esta chamada pública recursos de até R$ 8,4 milhões durante o período de até três anos. O prazo de execução dos projetos será de até 36 meses.

Dentre os projetos aprovados estão os dos Top Managers Paulo Cesar Rezende de Carvalho Alvim e Flávio Bortolozz, que são referentes aos Centros de Excelência – Integrando Redes de Competência de Pesquisa em CT&I do Paraná e o Desenvolvimento de estratégias para a ampliação do uso da Inteligência Artificial na indústria e na formação de recursos humanos no Estado, respectivamente.

A proposta do pesquisador Alvim é direcionar as competências existentes no Estado, como redes de pesquisas, recursos humanos qualificados, infraestrutura laboratorial e projetos estruturantes, na construção de uma rede de excelência em tecnologia no Paraná, englobando até 12 áreas prioritárias. A partir de entidades âncoras, o objetivo também é apoiar redes com foco em desenvolver qualificações, eventos nacionais e internacionais, projetos de pesquisa cooperativa e de colaboração científica internacional.

“Este investimento da Fundação Araucária é estratégico e diferenciado, pois complementa recursos em bolsas de estudo e infraestrutura na área de pesquisa cientifica e tecnológica para articular e ampliar investimentos e impacto da ação de fomento. Ser Top Manager é uma oportunidade única para contribuir com o avanço da CT&I do Paraná”, disse Alvim.

Já o professor Flávio Bortolozzi trabalha com Inteligência Artificial (IA) e o projeto consiste em preparar engenheiros para usá-la como ferramenta de inovação, conectando universidades, empresas e o setor público.

O objetivo é estruturar um centro de soluções em IA no Paraná para aproximar ainda mais a pesquisa da indústria. Esse projeto vai ajudar a modernizar a indústria, criar empregos qualificados e fortalecer o ecossistema de inovação.

“Essa iniciativa é uma grande conquista para o Paraná, pois faz com que o conhecimento vire soluções que atuam na melhoria de vida das pessoas. O projeto vai formar profissionais mais preparados, gerar empregos melhores e atrair investimentos para o nosso Estado. É uma alegria enorme ver um trabalho desafiante como este se transformar em oportunidade de desenvolvimento para o Paraná”, destacou.

Fonte: AEN PR