O Paraná celebra os dez anos da Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável, um marco mundial que reúne 193 países em torno de 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS). Desde o início desse compromisso global, o Estado tem se destacado pela mobilização e implementação de políticas públicas alinhadas às metas, que buscam, em linhas gerais, erradicar a pobreza, promover o crescimento econômico, proteger o meio ambiente e garantir qualidade de vida.
O Paraná foi pioneiro no Brasil ao estruturar uma governança estadual voltada para os ODS, coordenada pela Superintendência Geral de Desenvolvimento Econômico e Social (SGDES). Esse órgão apoia a implementação da Agenda 2030 nos 399 municípios com ferramentas inovadoras, como o Business Inteligence (BI) ODS, plataforma para os gestores públicos acessarem informações atualizadas, o Prospera, lançado em janeiro de 2025, em parceria com o Tribunal de Contas do Estado (TCE-PR), que oferece um curso com 160 horas e três módulos de capacitação para servidores e gestores municipais, e agora o Paraná Hub, firmado pelo governador Ratinho Junior junto com a ONU-Habitat.
Outra importante conquista para o Estado é o Programa de Promoção dos Objetivos Locais Integrados de Desenvolvimento Sustentável (POLIS), que tem como foco o apoio no planejamento, execução e monitoramento de políticas públicas alinhadas com a Agenda 2030. Ele conta com a participação de todos os municípios, cujo engajamento foi formalizado mediante um termo de compromisso.
“Esse é um trabalho desenvolvido há uma década, mas desde 2019, o Estado busca articular a implementação dos ODS de maneira muito mais assertiva e organizada. Procuramos sempre trabalhar em quádrupla hélice, ter a opinião de todos para formular a melhor política pública possível, e fazer com que as boas ideias inspirem outros parceiros”, destaca a superintendente-geral de Desenvolvimento Econômico e Social, Keli Guimarães.
Ela também afirma que para garantir que as ações das secretarias estejam integradas aos ODS, o Estado também alinhou os projetos e entregas ao Plano Plurianual (PPA) 2024-2027, promovendo uma abordagem transversal para o desenvolvimento sustentável. O PPA estabelece diretrizes claras para que cada secretaria contribua para o alcance das metas da Agenda 2030, com indicadores de desempenho e mecanismos de monitoramento.
O PPA prevê, por exemplo, investimentos na ampliação e qualificação da rede de atenção à saúde, com foco na prevenção de doenças crônicas não transmissíveis, na redução da mortalidade infantil e materna, e na promoção da saúde mental. Na Secretaria da Educação, tem como meta o foco na alfabetização na idade certa e ampliação do acesso ao ensino integral.
O plano também prevê o fortalecimento da agricultura familiar, o incentivo à produção agroecológica e a promoção da segurança alimentar e nutricional; combate à violência contra a mulher, proteção dos direitos da criança e do adolescente, e apoio à inclusão produtiva de pessoas em situação de vulnerabilidade; entre outros.
PARCERIAS ESTRATÉGICAS – Dentro dessa década de apoio à Agenda 2030, o Paraná mantém parcerias com a Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE), com a Organização das Nações Unidas (ONU), com a World Family Organisation (WFO) e com o Pacto Global, visando fortalecer a implementação dos ODS e promover o intercâmbio de boas práticas.
O Estado já foi considerado um exemplo global pela OCDE por iniciativas públicas e é considerado um dos mais competitivos do País há alguns anos pelo Ranking de Competitividade dos Estados, com destaque para a área ambiental, educação, transparência e gestão das contas públicas e saneamento básico.
Fonte: AEN PR