
Quase 70 trabalhadores com deficiência ou reabilitados do INSS participaram, ao longo da última sexta-feira (26), do Dia D, ação realizada na sede da Secretaria Municipal do Trabalho, Emprego e Renda (SMTER) em parceria com o Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência (CMDPD). Esta edição foi a de maior movimento dos últimos anos, com fluxo ativo durante toda a realização do evento.
O público foi recebido por uma estrutura adaptada, em que toda a equipe da SMTER ficou à disposição do trabalhador PCD, com atendimento de ínterprete de Libras e vagas de emprego destinadas exclusivamente às pessoas com deficiência.
Ao todo, 18 empresas participaram do evento, ofertando vagas e realizando entrevistas no local. Algumas contratações ocorreram de forma imediata e muitos trabalhadores foram aprovados nas primeiras etapas de seleção. Agora, as empresas seguem com seus processos seletivos, que serão acompanhados pela equipe da SMTER para contabilização final de contratações do evento.
Além das empresas, entidades como a Associação Flávia Cristina, o Instituto Londrinense de Educação para Crianças Excepcionais (ILECE) e o Instituto Londrinense de Educação de Surdos (ILES) também estiveram presentes, acompanhando os candidatos e fortalecendo a rede de apoio ao trabalhador com deficiência.

Para o secretário municipal do Trabalho, Emprego e Renda, César Makiolke, a ação cumpre uma das principais metas da gestão. “O Dia D representa o compromisso do prefeito Tiago Amaral com a inclusão produtiva e a igualdade de oportunidades. Trabalhamos para aproximar empresas, instituições e trabalhadores, promovendo contratações e mostrando, com resultados práticos, que inclusão gera desenvolvimento para toda a cidade e amplia, e muito, a visão de mundo das organizações”, afirmou.
A presidente do CMDPCD, Adriellly Ganeo, relatou que a parceria entre o Conselho e a Secretaria do Trabalho tem sido fundamental para caminhar rumo à verdadeira inclusão das pessoas com deficiência. “Trazer o conhecimento por meio das capacitações tem gerado frutos: a crescente procura das famílias mostra que a confiança em introduzir seus filhos no mercado de trabalho está sendo restaurada. Reconhecemos que ainda há um caminho a ser percorrido, mas a iniciativa e o olhar humanizado do secretário Cesar Makiolke têm sido peça essencial para aproximar a pessoa com deficiência do empregador, promovendo não apenas oportunidades, mas também dignidade e transformação social”, contou.

Osmar Martinez é venezuelano e mora em Londrina há um ano e cinco meses. Veio buscar tratamento para a perna, que em sua cidade natal já havia sido diagnosticada com a necessidade de amputação. Recebeu o tratamento médico e agora foi encaminhado para um emprego no dia D. “Estou muito contente com o que estão realizando, é muito importante para as pessoas. Vim da fronteira do Norte e a medicina londrinense salvou minha perna, os médicos me liberaram e agora vim buscar também um emprego e estou saindo daqui com o encaminhamento. Estou muito feliz em Londrina”, disse.

O líder de seleção da empresa Obramax, Alinor Querubim, contratou quatro colaboradores no evento e elogiou a Prefeitura pelo Dia D. “Estamos na cidade desde fevereiro e com muitas oportunidades em aberto. Esse evento é maravilhoso e realmente inclusivo. Recebemos todo o suporte, desde as primeiras orientações sobre como receber as pessoas até sobre como conduzir a entrevista de forma respeitosa e inclusiva, da preparação do evento até a realização o suporte foi completo. É uma grande parceria que começamos com a Prefeitura”, agradeceu.
A Prefeitura de Londrina, por meio da SMTER, realiza o Dia D todos os anos, como parte das ações estruturadas voltadas às pessoas com deficiência. A iniciativa busca promover o encontro entre quem está em busca de emprego e empresas que reconhecem o potencial dos trabalhadores PCD.
Crédito: Prefeitura de Londrina
Leia Mais em: O Maringá