Um caderno pode ser lugar de memória e invenção. Nele, cabem as anotações de experiências vividas e idealizadas. Suas páginas podem, ainda, abrigar imagens recortadas, coladas e sobrepostas. Apoiada nessas ideias, a oficina “Contar a si, nos ilustrar – Escrita & Colagem” une escrita de si e ilustração em exercícios pensados para criar histórias, sejam elas vivenciadas ou inventadas.
Sua primeira edição será conduzida pelas autoras e artistas visuais Jessica Stori e Natasha Tinet, em 4 e 11 de outubro, das 10h às 13h, no Museu Paranaense, em Curitiba. Já é possível se inscrever gratuitamente pelo formulário online, porém as vagas serão limitadas.
A atividade busca reunir pessoas interessadas em experimentar o caderno como suporte para escrita e ilustração. Seus exercícios se baseiam na ideia de “contar a si” como um gesto de olhar para lembranças, experiências ou sentimentos e transformá-los em novas formas de expressão. “A proposta parte da ideia de que todo mundo tem uma história para contar e que o caderno pode ser um espaço para acolher essas histórias, sem cobrança ou julgamento, apenas como registro e criação”, explica Jessica Stori.
O método da oficina se baseia na escuta e na partilha. Em um primeiro momento, os participantes serão convidados a fazer exercícios de escrita sobre lembranças e disparadores poéticos. Em seguida, o público trocará cadernos para que outro integrante crie neles ilustrações por meio da colagem. Cada pessoa terá liberdade para recortar, colar, sobrepor e encontrar relações inesperadas na composição de imagens, sem limitação de regras ou exigências técnicas.
Segundo as ministrantes, a dinâmica da oficina foi pensada para proporcionar uma experiência coletiva não só da escrita de si, mas também de ouvir e traduzir o outro. Além disso, as pessoas inscritas são estimuladas para continuar as atividades após os dois encontros. Após o término da oficina, cada participante receberá um caderno para que o processo criativo siga a ser feito de forma autônoma, abrindo espaço para registros e invenções.
MINISTRANTES – As artistas visuais que ministrarão a oficina têm percursos artísticos que dialogam diretamente com a proposta de aliar técnicas de escrita e ilustração. Jessica Stori é escritora, historiadora e ilustradora. Publicou o livro de poesia “Carne e colapso” (Urutau, 2020), integra o Coletivo Membrana Literária e desenvolve pesquisas em História e Estudos de Gênero sobre a produção literária e artística de mulheres. É doutora em História pela UFPR e foi selecionada pelo edital Rumos Itaú Cultural 2023-2024 com o projeto de criação “Foi um jeito de derreter”.
Natasha Tinet é escritora e ilustradora. Seu livro de estreia, “Veludo Violento”, conquistou o 2º lugar no Prêmio Fundação Biblioteca Nacional 2019. Publicou também “Silêncio Bergman” (2021) e “Uma Alegria Difícil” (2021). Como artista gráfica, trabalha com colagem e desenho a nanquim em projetos para livros, discos e podcasts, além de ministrar oficinas de colagem poética.
“Contar a si, nos ilustrar” integra o projeto “Membrana lê Membrana”, idealizado e gerido pela Canô Produções. A iniciativa é realizada com recursos do Programa de Apoio e Incentivo à Cultura – Fundação Cultural de Curitiba e da Prefeitura de Curitiba e conta com coprodução do Museu Paranaense. O apoio cultural é da Orb Set e da Cabana Azul, com incentivo do Colégio Positivo e da Universidade Positivo.
Além desta edição aberta ao público, a oficina também será realizada em outra ocasião com formato fechado e foco em público em situação de vulnerabilidade social, fortalecendo o compromisso do projeto em ampliar o acesso à criação artística.
Serviço:
Oficina de escrita e colagem “Contar a si, nos ilustrar”
Datas: 4 e 11 de outubro (sábados)
Horário: das 10h às 13h
Local: Museu Paranaense (Rua Kellers, 289 – São Francisco, Curitiba)
Gratuito
Link de inscrição:
Fonte: AEN PR