Esclarecer e orientar os profissionais da rede pública estadual sobre o cadastramento correto dos alunos no sistema de transporte escolar foram os objetivos do webinar promovido pela Secretaria da Educação do Paraná (Seed-PR), em parceria com o Instituto Paranaense de Desenvolvimento Educacional (Fundepar), nesta semana.
O encontro online teve como tema “O papel da escola no transporte escolar”, reuniu cerca de 800 gestores da rede estadual e discutiu ações para aprimorar o cadastramento e ampliar o benefício para mais alunos dos 399 municípios do Paraná. Atualmente, 214 mil estudantes da rede estadual estão cadastrados.
O cadastramento já é feito pelos profissionais das escolas da rede estadual desde 2012. É realizado no sistema Sistema de Gestão do Transporte Escolar (Siget), importando os dados do Sistema Estadual de Registro Escolar (Sere), onde os estabelecimentos de ensino cadastram os alunos usuários do transporte no momento da matrícula. Em abril de cada ano, o departamento de transporte escolar do Fundepar importa os dados ao Siget.
Após os dados serem computados, são efetuadas duas auditorias para verificar se os critérios estão sendo cumpridos de acordo com a resolução 777/2013, de cada município paranaense.
Dos 214 mil registros no sistema Siget, cerca de 11% apresentam inconsistências, o que faz com que sejam direcionados para uma verificação mais detalhada e atualização cadastral. “Nossa meta é que em 2026, no momento referencial, tenhamos 100% dos alunos usuários do transporte cadastrados e que os erros de cadastro sejam inferiores a 5% do total”, disse Claudia Akel, chefe do Departamento de Transporte Escolar no Fundepar. “Para isso, esse encontro com as instituições de ensino que fazem o cadastro é tão importante”.
O webinar foi conduzido pelo Departamento de Transporte Escolar (DTE). Além de reforçar a importância da atualização constante das informações, a equipe do DTE destacou que o processo é essencial para garantir que todos os alunos tenham acesso regular e seguro ao transporte. Durante a apresentação, também foram repassadas instruções sobre o uso da plataforma e as responsabilidades dos gestores escolares.
“Cumprir o prazo e respeitar os critérios definidos é fundamental para que a política do transporte escolar funcione de forma eficiente, justa e organizada, mantendo o seu propósito, que é a acessibilidade a todos os estudantes, independente de onde residem”, reforçou Claudia.
Os participantes puderam sanar dúvidas e compartilhar experiências vivenciadas em suas regiões, fortalecendo a integração entre as equipes escolares e a Secretaria de Educação do Paraná. A iniciativa reforça o compromisso do Governo do Paraná em assegurar suporte técnico e administrativo às instituições de ensino, garantindo que o transporte escolar siga sendo um direito efetivo para milhares de estudantes em todo o Estado.
Fonte: AEN PR