sexta-feira, outubro 3

Estado promove em Foz do Iguaçu a 15ª conferência estadual de assistência social

Com o tema “20 anos do SUAS: Construção, proteção social e resistência”, a XV Conferência Estadual da Assistência Social do Paraná terá início na terça-feira (07), em Foz do Iguaçu, no Oeste do Estado. O evento reunirá mais de 700 participantes entre gestores, profissionais, usuários e representantes da sociedade civil envolvidos com a política de assistência social.

Promovida pelo Conselho Estadual da Assistência Social (CEAS/PR) e pela Secretaria de Estado do Desenvolvimento Social e Família (Sedef), a conferência se estenderá até quinta-feira (09), com uma programação de palestras, debates, fóruns e grupos de trabalho. O objetivo é fortalecer o Sistema Único de Assistência Social (SUAS) por meio de um espaço democrático e propositivo, onde as experiências e desafios enfrentados no Paraná possam contribuir para o aprimoramento das políticas públicas da área.

De acordo com o secretário do Desenvolvimento Social e Família, Rogério Carboni, o evento representa um marco tanto de avaliação quanto de construção de novas diretrizes. “Temos hoje o Paraná como referência na política da assistência social, o que nos impõe a responsabilidade de buscar melhorias constantes. Com essas ações estamos fortalecendo e modernizando a assistência social do nosso Estado”, afirma.

PROGRAMAÇÃO – A abertura oficial ocorre na manhã do dia 7, com a participação de autoridades estaduais e apresentação de ações estratégicas do Governo do Paraná para fortalecer a política de assistência: a elaboração do novo Plano Estadual de Assistência Social, em parceria com a Universidade Estadual de Maringá (UEM); a expansão do Programa Agente da Cidadania, que dá oportunidade ao fortalecimento de vínculos dos adolescentes; a execução do Programa CapacitaSUAS, que qualifica trabalhadores do SUAS em todo o Estado; e a construção de novas unidades do CRAS e CREAS, ampliando o acesso da população em situação de vulnerabilidade.

À tarde, a palestra magna será conduzida pela pesquisadora e doutora em Serviço Social, Abigail Torres, que abordará os 20 anos do SUAS como instrumento de construção de direitos, proteção social e resistência às desigualdades. “A conferência é a instância máxima de controle social das políticas públicas. Ela avalia o Sistema Único de Assistência Social e define prioridades para o governo a partir da escuta da população, promovendo o protagonismo popular e o aperfeiçoamento contínuo das ações do Estado”, destaca.

Na sequência, o “Momento Conferir” trará uma análise dos indicadores e dados da política estadual, com apresentação da presidente do CEAS/PR, Renata Mareziuzek. Ela reforça a importância do momento. “Somos um Estado de referência. Acreditamos que as propostas debatidas serão bem definidas e representadas no cenário nacional”, diz.

A programação segue na quarta-feira (08) com a apresentação dos cinco eixos temáticos que nortearão os grupos de discussão, conduzida pelo assistente social Valdiosmar Vieira. Os temas vão desde a universalização do acesso ao SUAS, passando pela valorização profissional, integração de benefícios, gestão democrática e sustentabilidade financeira. À tarde, ocorre a eleição dos delegados que representarão o Paraná na 14ª Conferência Nacional da Assistência Social, marcada para dezembro, em Brasília.

Ao final do evento, na quinta-feira (09), será submetido à votação dos delegados as propostas estaduais e federais elencadas nos grupos de trabalho, contendo as deliberações da conferência, que orientarão as ações da política de assistência social nos próximos anos.

Serviço:

Data: 7 a 9 de outubro de 2025

Horário: das 8 às 17 horas

Local: Grand Carimã Resort & Convention Center – Av. das Cataratas, 4790 – Vila Carimã, Foz do Iguaçu.

Fonte: AEN PR