sexta-feira, outubro 3

Estado apresenta política de repasse fundo a fundo no Encontro de Cultura do Interior

A Secretaria de Estado da Cultura (Seec) participou do IV Encontro de Cultura do Interior do Paraná (Ecip), realizado nesta quinta e sexta-feira (02 e 03) no Centro de Convenções do Centro Universitário Ingá (Uningá), em Maringá, no Noroeste. O evento, organizado pela Rede de Cultura do Interior do Paraná (Recip), reuniu secretários, dirigentes e gestores municipais da área, além de procuradores jurídicos e controladores internos, em um espaço de diálogo e fortalecimento das políticas públicas de cultura.

Com uma programação voltada para os principais desafios do setor, o encontro debateu o ordenamento jurídico do fomento cultural, os mecanismos de controle, fiscalização e transparência, além de estratégias para o fortalecimento das políticas culturais no contexto atual.

A participação da Secretaria da Cultura teve destaque com a apresentação da Política de Repasse Fundo a Fundo, conduzida por Laura Haddad e Victor de Sá, que detalharam os avanços e a importância desse modelo de repasse para ampliar a autonomia dos municípios e garantir mais eficiência na gestão cultural.

Além disso, a assessora técnica da Seec-PR Ana Túlio integrou a mesa-redonda sobre Controle, Fiscalização e Transparência no Fomento Cultural, ao lado de representantes do Ministério da Cultura (MinC) e do Tribunal de Contas da União (TCU), reforçando o compromisso da Secretaria com a legalidade e a boa aplicação dos recursos públicos.

Para a secretária de Estado da Cultura, Luciana Casagrande Pereira, o encontro pontua a relevância da atuação conjunta entre governo estadual e municípios. “A cultura só se fortalece quando trabalhamos de forma colaborativa e transparente. Participar deste encontro é endossar nossa missão com a boa gestão dos recursos públicos e com a construção de políticas culturais cada vez mais sólidas em parceria com os municípios”, disse.

O presidente da Recip, Cezar Felipe Cardozo Farias, destacou a importância de orientar os fazedores de cultura municipais, ao afirmar que o encontro tem como objetivo final mostrar para os gestores a fase de monitoramento, de acompanhamento, de fiscalização, de transparência do fomento cultural, e a importância do pós-execução.

“Trabalhamos até agora com a etapa da execução, mas o que acontece depois, quando o agente cultural recebeu o recurso dos editais contemplados?. Temos de orientar os gestores e as gestoras para que eles tenham condições de acompanhar, monitorar, avaliar e também melhorar a sua capacitação e a qualificação técnica da equipe da cultura do município”, disse.

IMPRESSÕES – A apresentação do repasse fundo a fundo foi recebida com entusiasmo pelos participantes, especialmente dos municípios de menor porte. Para Marcos Vignatti, gestor de cultura de Corbélia, no Oeste, a medida representa valorização. “É uma grande conquista para os municípios menores. Com o fundo a fundo, sentimos que também somos valorizados e incluídos no mapa cultural do Paraná”, afirmou.

A diretora de Cultura de Dois Vizinhos e presidente da regional do Sudoeste, Gilvana Schmoeller, ressaltou o apoio técnico da Seec e do MinC. “O encontro foi de grande importância para a gestão cultural no Paraná. Receber o suporte da Seec e do MinC nos dá segurança de que estamos no caminho certo. Voltamos fortalecidos e com mais condições de apoiar nossos municípios”.

De Jaguariaíva, nos Campos Gerais, a diretora de Cultura Juliana da Silva Ribeiro Teixeira destacou a oportunidade de inserção dos municípios pequenos no cenário cultural estadual. “O encontro é um marco para a cultura no Estado. Para municípios pequenos, como o nosso, é uma oportunidade de se reafirmar e se colocar no mapa cultural do Paraná”, afirmou.

Jacqueline Lemes, agente cultural de Telêmaco Borba (Campos Gerais) há 15 anos, evidenciou o impacto do evento. Disse que o encontro proporcionou uma troca de experiências muito rica. “Volto para minha cidade com uma bagagem maior e a certeza de que há a cultura antes e depois da gestão da secretária Luciana Casagrande”.

Fonte: AEN PR