sexta-feira, outubro 3

Secretaria de Saúde lança programação do Outubro Rosa 2025

A Prefeitura de Londrina, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), lançou a campanha Outubro Rosa “Prevenção sem Fronteiras”, em solenidade realizada no auditório da sede administrava, nesta sexta-feira (3). O objetivo é conscientizar a população sobre a importância da saúde da mulher, reforçando os cuidados preventivos contra os cânceres de mama e de colo de útero.

Foto: Miriã Azevedo_PML

Entre as ações, destaca-se a implantação de horário estendido para coleta de preventivo, exame das mamas, multivacinação e testagem rápida de Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs). Cinco Unidades Básicas de Saúde (UBS) de cada região da cidade atenderão as mulheres às quartas-feiras, das 19h às 22h. O atendimento é voltado para mulheres de 25 a 64 anos, mediante agendamento prévio disponível aqui.

A iniciativa começou na quarta-feira (1º), com a abertura das UBSs Chefe Newton, Tókio, San Izidro, Carnascialli e Armindo Guazzi.  Na próxima quarta-feira (8), estarão abertas as unidades do João Paz, Santa Rita, Ouro Branco, Centro e Lindóia. No dia 15, as UBSs do Maria Cecilia, Itapoã, Cabo Frio, Vila Brasil e Ideal; no dia 22, as UBSs do Campos Verdes, Alvorada, Armindo Guazzi, União da Vitória e CSU; e no dia 29, as unidades do Parigot, Pind, Bandeirantes, Casoni e Marabá.

Outra ação será a oferta de mamografia de rastreio para todas as servidoras da Secretaria de Saúde, de 40 a 74 anos, por meio dos prestadores de saúde. O agendamento será feito via Secretaria de Saúde.

Foto: Miriã Azevedo_PML

A campanha Outubro Rosa “Prevenção sem Fronteiras” conta com o apoio de diversos parceiros, entre eles o Hospital do Câncer (HC), a Irmandade da Santa Casa de Londrina (Iscal), o Hospital Universitário (HU) da Universidade Estadual de Londrina (UEL), os hospitais da Zona Sul e da Zona Norte, e o Hospital Evangélico, além de entidades e instituições.

O vice-prefeito, Junior Santos Rosa, representando o prefeito Tiago Amaral, parabenizou a Secretaria de Saúde e todos os parceiros envolvidos na campanha. “Por meio do Outubro Rosa vamos impactar muita gente e tenho certeza de que Londrina será referência, não apenas no Brasil, mas em nível mundial, através de nossas campanhas”, afirmou.

Foto: Emerson Dias / NCom

A primeira dama de Londrina, Juliana Amaral, enfatizou a importância de ações como o Outubro Rosa. “Eu acredito que, quando recebemos informações, acabamos criando mais consciência, principalmente para nós que não somos da área da saúde. Saber e entender melhor esses cuidados é fundamental, porque assim conseguimos repassar para outras pessoas e ajudar a população como um todo”, disse.

Durante a solenidade de lançamento, a secretária municipal de Saúde, Vivian Feijó, ressaltou que o Outubro Rosa já faz parte do calendário da Rede de Atenção e Saúde e neste ano inova com diversas ações. “Serão muitas ações acontecendo durante todo o mês, com destaque para alguma delas, por exemplo a cidade toda iluminada com a cor rosa. Uma ação importante será a visita a todas Instituições de Longa Permanência para Idosos (ILPIs) para cuidar das idosas que estão nessas instituições, levando orientação, exame e possibilidade de exame. Também estaremos cuidando das pessoas que trabalham na saúde, das cuidadoras, para que a gente possa, através da prevenção, minimizarmos a incidência também do câncer de mama e de colo de útero para essas mulheres”, destacou.

Foto: Miriã Azevedo_PML

A secretária contou, ainda, que a Prefeitura levará informações também para os bairros mais afastados. “Vamos levar informações para os bairros mais simples, como os de assentamento, com todas as ações de multivacinação e cuidados com a saúde. Nós vamos estar divulgando o calendário de ações e hoje fizemos um chamado global para todos os prestadores e para a sociedade civil organizada para que juntos possamos formar uma onda rosa na cidade de Londrina. O encerramento das atividades será na Caminhada Rosa, do dia 25 de outubro no período da manhã, no Aterro do Lago Igapó”, frisou.

A vereadora Flávia Cabral, procuradora da Mulher na Câmara de Londrina e líder do prefeito Tiago Amaral no Legislativo, também esteve presente. Ela relatou a sua história de superação do câncer de mama, diagnosticado antes de se tornar vereadora. “Foi por causa do câncer que eu decidi me tornar vereadora, porque eu gostaria de deixar um legado e ajudar as pessoas, em especial as mulheres”, contou, bastante emocionada.

Foto: Miriã Azevedo_PML

A médica mastologista e coordenadora do projeto “Caminho Rosa: Retratos de Superação, Beatriz Verenhitach, fez uma apresentação sobre a iniciativa. O projeto vai ao encontro da empatia e retrata trajetórias de resiliência, coragem e afeto, através da jornada terapêutica de quatro mulheres, no enfrentamento do câncer de mama do Ambulatório de Mastologia do Hospital Universitário da Universidade Estadual de Londrina (HU-UEL).

Desenvolvido pelas profissionais da equipe de Mastologia do HU-UEL, Beatriz Verenhitach, Camila Kanzaki, Raquel Moura do Carmo, Amanda Mangabeira e em parceria com fotógrafa Melina Caldani, o projeto utiliza a fotografia documental como objetivo enfatizar e documentar histórias reais e profundas. As fotos estão exibidas no 2º andar da sede da Prefeitura.

Entre os presentes na solenidade, estiveram Célia Hauly, esposa do deputado federal Luiz Carlos Hauly, que também contou a sua história de superação com o câncer de mama; a deputada Cloara Pinheiro, diversos representantes de unidades de saúde e vereadores.

Confira as ações do calendário do Outubro Rosa 2025

Londrina Iluminada

Durante todo o mês de outubro, diversos espaços públicos estarão iluminados com a cor rosa, por meio da Londrina Iluminação. O objetivo é achar a atenção para a campanha.

Dia D

No dia 18, das 8h às 17h, haverá o Dia D com a abertura de todas as UBSs, urbanas e rurais, para oferta de preventivo, avaliação das mamas e solicitação de exames. Para participar, é necessário agendar atendimento direto na UBS ou via telefone da unidade.

No mesmo dia, haverá o Dia D da Campanha Nacional de Multivacinação voltada para crianças e adolescentes de até 15 anos de idade, visando atualização da Caderneta de Vacinação com as vacinas disponíveis no Calendário Nacional. Pessoas de até 59 anos também poderão aproveitar a campanha para atualizar a caderneta vacinal, reforçando a proteção, principalmente, contra sarampo e febre amarela. Para vacinação não é necessário agendar.

Tour Rosa

Haverá ainda, o Tour Rosa, com coleta de preventivo; avaliação das mamas; solicitação de mamografia; teste rápido de ISTs; multivacinação; e ação educativa sobre saúde da mulher, em diversos locais.

Ações do Tour Rosa

Prevenção sem fronteiras nas Instituições de Longa Permanência para Idosos (ILPIs), em parceria com o Ambulatório de Mastologia do Hospital do Câncer (HC) e a Pontifícia Universidade Católica (PUC).

11/10 (sábado), das 8h às 17h, no espaço Saúde atrás da Escola Municipal no Eli Vive – UBS Lerroville.

11/10 (sábado), das 12h às 18h, no Calçadão, no evento “Viva o Centro” em parceria com a Rede Massa.

11/10 (sábado), das 8h às 17h, no Espaço Saúde, atrás da Escola Municipal no Eli Vive – UBS Lerroville.

11/10 (sábado), das 12h às 18h, no calçadão, no evento “Viva o Centro”, em parceria com a Rede Massa.

13/10 (segunda), às 14h30, no São Jorge/Aparecidinha, na UBS Chefe Newton.

22/10 (quarta), no Sesc Cadeião, organizado pela Secretaria de Saúde do Estado do Paraná (17ª Regional), a ação Viver em Cena com exibição do filme “Câncer com Ascendente em Virgem”, em parceria com Secretaria da Cultura.

23/10 (quinta), das 8h às 9h30, aula de zumba em parceria com o Sesc, na Praça da Paróquia Santa Cruz, no Luis de Sá – UBS Aquiles.

23/10 (quinta), das 14h às 16h, Oficina de Sabão Caseiro em parceria com a Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) na UBS Aquiles. Ação conjunta com Londrina Lixo Zero.

25/10, das 8h às 13h, na UBS Aquiles, coleta de preventivo, avaliação das mamas, planejamento reprodutivo e programa de dignidade menstrual.

Data a definir, das 9h às 15h, no União da Vitória, em parceria com o projeto União para a Vitória.

Caminhada Rosa

Dentro da programação, haverá a Caminhada Rosa, no dia 25, das 8h às 13h, no Aterro do Lago Igapó. O percurso será de 5km e contará com a presença de educadores físicos. Toda a família poderá participar e solicita-se que os participantes vistam camiseta rosa ou branca.

No aterro, serão ofertados os seguintes serviços e atrações: avaliação das mamas; agendamento de mamografia; vacina contra HPV; verificação de pressão arterial e HGT (medição de glicemia capilar); alongamento; massagem; auriculoterapia; atividades lúdicas para as crianças; apresentações culturais; aula de zumba; testagem rápida de ISTs e outras ações de saúde. O evento é pet friendly, ou seja, pode levar animais de estimação.

Do cuidado ao autocuidado

A ação é inédita e realizada por meio de parceria entre Secretária de Saúde e os grandes Hospitais de Londrina, voltada aos cuidados preventivos às trabalhadoras da saúde.

Haverá coleta de preventivo, avaliação das mamas, pedido de mamografia, por uma equipe interinstitucional itinerante, nos hospitais e em horário de trabalho. Participam o Hospital Universitário, Hospital Zona Norte, Hospital Zona Sul, Hospital Evangélico, Irmandade Santa Casa de Londrina e Hospital do Câncer de Londrina.

Ações de parceiros

Hospital do Câncer de Londrina

29/09, às 10h – Lançamento da Pedra Fundamental da Unidade de Internação do Tauá e Lançamento da Campanha Outubro Rosa do HCL. Local: Rua Fernando Luiz Massaro Bairro Abussafe.

19/10, às 7h – Go Pink: A Corrida do Outubro Rosa do Hospital do Câncer de Londrina. Local: Aterro do Lago Igapó II.

31/10, às 10h – Rua General Horta Barbosa, 167, em frente à sede do HCL Aniversário. Os 60 anos do Hospital serão celebrados com ato simbólico de abraço. Haverá, também, encerramento do Outubro Rosa, lançamento do Novembro Azul e aniversário da fundadora Lucilla Ballalai.

Hospital Universitário de Londrina

26/09 – Lançamento do Projeto O Caminho Rosa no Anfiteatro do HU, às 9h30, com apresentação do projeto e suas ações ao longo de outubro.

01/10 a 31/10 – Mudança da identidade visual das redes sociais e intranet para a cor rosa em referência à campanha/veiculação dos episódios já gravados da Campanha Outubro Rosa de anos anteriores.

01/10 a 31/10 – Exposição “O Caminho Rosa” no HU, AEHU, NDPH, Biblioteca Central da UEL, Capela da UEL e Plataforma Behince.

01/10 a 31/10 – Veiculação do teaser “O Caminho Rosa” dos ônibus de transporte coletivo e nos terminais urbanos, em parceria com a CMTU.

01/10 – Encontro com pacientes AEHU setor 4 – coffee break e abordagem sobre a campanha.

02/10 – Abertura da Exposição o Caminho Rosa no Londrina Norte Shopping.

09/10 – Foto Oficial AEHU (colaboradores vestem rosa).

10/10 – Foto Oficial HU apoia o Outubro Rosa (colaboradores do HU vestem rosa).

11/10 – Aulão Correndo contra o Câncer, em parceria com o grupo Correndo Contra o Câncer do CEFE – Local: Pista de Atletismo da UEL.

17/10 – Roda de Conversa Elas x Elas Local: Anfiteatro do HU. Horário: 10h.

20/10 – Lançamento do Episódio de Pocast Elas x Elas para público geral.

31/10 – Vídeo Campanha Outubro Rosa Balanço das Ações.

Hospital Evangélico

Campanha de coleta de preventivo e solicitação de mamografia, conforme critérios, para pacientes do convênio Hospitalar.

23 e 24/10, das 14h às 15h – No auditório do Hospital, a palestra “Saúde da Mulher – a importância do diagnóstico precoce para funcionários e terceiros”, com a psicóloga Adriane Cantoni.

Hospital da Zona Sul

22 e 23/10, às 15h, 16h, 20h30 e 21h30 – No Auditório do HZS, apenas para funcionárias do serviço com a ação Outubro Rosa: Previna-se com um toque de amor.

Hospital da Zona Norte

Início de Outubro –  Atividade: Saúde e Bem-estar com momento make e massagem.

06 e 13/10 – No início dos plantões diurnos e noturnos a atividade “Falando sobre saúde da mulher”, com ênfase na prevenção e o diagnóstico precoce do câncer de mama em parceria com a Residência de Medicina e Saúde Comunitária.

Irmandade da Santa Casa de Londrina

Participará das ações coletivas do Outubro Rosa.

Crédito: Prefeitura de Londrina

Leia Mais em: O Maringá