sexta-feira, outubro 3

8ª Conferência Estadual dos Direitos da Pessoa Idosa define prioridades para envelhecimento

Após três dias intensos de muitos debates, propostas discutidas e momentos culturais, foi encerrada a 8ª Conferência Estadual dos Direitos da Pessoa Idosa no Paraná, realizada entre os dias 30 de setembro e 2 de outubro, em Foz do Iguaçu. O evento reuniu  autoridades, especialistas e representantes de conselhos municipais para discutir o tema “Envelhecimento Multicultural e Democracia: Urgência por Equidade, Direitos e Participação”.

O encontro foi promovido pelo Governo do Estado do Paraná e pelo Conselho Estadual dos Direitos da Pessoa Idosa (Cedipi-PR). Ele debateu propostas para o fortalecimento de políticas públicas, e elegeu delegados que representarão o Paraná na 6ª Conferência Nacional dos Direitos da Pessoa Idosa (CONADIPI).

Além das propostas construídas em grupo, a conferência também elegeu 46 delegados titulares e 23 suplentes, que irão representar o Paraná na 6ª Conferência Nacional dos Direitos da Pessoa Idosa, organizada pelo Governo Federal. Os representantes levarão as prioridades definidas no evento estadual e fortalecerão o debate em âmbito nacional.

Entre as principais pautas discutidas, estão a criação de novas fontes de financiamento para a ampliação e garantia dos direitos sociais da pessoa idosa; o fortalecimento das políticas de proteção à vida, à saúde e ao cuidado integral; a implementação de estratégias de prevenção e enfrentamento a todas as formas de violência, abandono social e familiar; a promoção da participação social e do protagonismo das pessoas idosas considerando as múltiplas velhices existentes e a consolidação da atuação dos Conselhos de Direitos da Pessoa Idosa como política de Estado.

Durante a abertura, a secretária estadual da Mulher, Igualdade Racial e Pessoa Idosa, Leandre Dal Ponte, destacou a urgência em garantir recursos e parcerias para as políticas públicas da pessoa idosa.

“Nosso compromisso é com o futuro. Mesmo que esse futuro não tenha muitas referências, isso nos exige criar novos conhecimentos, novas respostas e novos modelos de serviços pensados exclusivamente nas pessoas idosas. Graças a esse esforço, o Paraná hoje é o único estado do Brasil, e de toda a América do Sul, reconhecido pela Organização Mundial da Saúde (OMS) como Estado Amigo da Pessoa Idosa. Esse reconhecimento é fruto de uma longa jornada, construída por todos que vieram antes de nós”, destacou a secretária.

O médico geriatra e consultor do BID, Edgar Moraes, ressaltou a importância de ouvir e valorizar as pessoas idosas.

“O envelhecimento é uma realidade: as pessoas estão vivendo mais e, consequentemente, as demandas estão mudando. Cabe ao Estado oferecer as condições para que elas vivam não apenas mais, mas melhor. Nesse contexto, a conferência tem um papel fundamental. É o espaço em que as próprias pessoas idosas trazem suas prioridades, necessidades e dificuldades do dia a dia. As propostas nascem nas conferências municipais, são consolidadas na etapa estadual e depois levadas à Conferência Nacional, onde ganham visibilidade em todo o Brasil”, ressaltou.

A diretora de Políticas Públicas para Pessoas Idosas da Semipi e presidente do Cedipi-PR, Larissa Marsolik, destacou o caráter democrático e participativo da conferência. “Envelhecer é quando tudo dá certo. Mais de 50% dos nossos delegados são pessoas idosas e cerca de 70% deste grupo de delegados, representantes dos 398 municípios do estado, estavam conosco pela primeira vez. Foram três dias intensos com muitas discussões e soluções coletivas, e grandes propostas para o nosso Estado e para o nosso país”, disse.

Entre os participantes, a representante do município de Campo Mourão e delegada do conselho, Solange Vieira Triches, avaliou a troca de experiências como um dos pontos altos do encontro. “Foi uma oportunidade de debater, apresentar e ouvir as orientações dos palestrantes, que nos enriqueceram e tranquilizaram com novas informações e trocas de experiências com os colegas, para um panorama do que está acontecendo nos municípios por meio dos conselhos”, afirmou.

Confira a lista dos delegados eleitos:

Carlos Alberto F. Jacques

Alcione Nenus de Oliviera

Marcio Antonio

Pedro Julio Gidsicki

Roberto Luiz Schulka

Ariosmar Jorge Santos

Delurdes do Rocio Guimarães

Cleide Aparecida Mendes

Josemeri Ramos Anastacio

Maria Izalete Alves Polistchuk

Cintia Aparecida Batista

Rodrigo N. Schmith

Alyce Steberl Lourenço

Jocelis Fatima Nunes Rolin

Welington Douglas da Silva Oliveira

Maria Eduarda de Miranda

Eli Izabel N. Pinto

Lucas Coelho Belloni

Fernando Ladeira

Pushpa Mary Susaiapan

Vinicius Roberto Crispim

Loide Alves Nogueira

Eliane Pereira Barbosa

Leonice Torres

Marcia Maria de Almeida

Gabriela Valentina Galvão Almeida

Frederico Negri

Géssica Cristina Mantouani

Rosely S. Gomes

Ednaldo Silva Santos

Maria Luiza Perez

Ellen Beatriz Vieira Bernardo

Sebastiao Dias dos Santos

Sinthia Schmidt Hoflstater

Olinda Pudell

Adolfo Franke Pauli

Neide Teixeira Schorba

Ari Antônio Ludwig

Solange Vieira Triches

Justa Alves dos Anjos Chesca

Eliane Thunel Araujo Silva

Wellington Cassio Barbosa da Silveira

Ana Fernanda Vecchi

Fabiana Aparecida Bancki

Jose Ernani Alves Ferreira

Irani Correa Roos

Keyciane E Souza Godoy

Antonia Figueiredo de Matos

Terezinha Correa Maciel

Iria Izabel Elerbrock

Ariston dos Santos

Ligia da Costa Andreassy

Elena Trigo da Silva

Rosana Cristina Julião

Rosely da Silva

Débora Cristina da Mata

Aline Ferreira de Souza Francisco

Carolina de Andrade Guarnieri

Helio de Oliveira

Santim Ivanski

Edilson Mesquita

Celso Pedro Scolari

Genaide Michels

Anadir Fagundes

Rosemeri Klempovus Moreira

Valtemir Gomes

Thiago Dombros

Leonilda Begnine

Elizabete Buskievicz

Fonte: AEN PR