segunda-feira, outubro 6

Guarda Municipal realiza atividades voltadas ao bem-estar da pessoa idosa em Londrina

Em alusão à Semana Nacional da Pessoa Idosa, a Secretaria Municipal de Defesa Social (SMDS), por meio da Guarda Municipal Escolar Comunitária (GMEC), promoveu na última sexta-feira (3) uma palestra de prevenção a golpes contra idosos. A atividade foi realizada no auditório do Sindicato dos Bancários de Londrina, durante o 3° Encontro Solidário de Bancários 60+, e reuniu cerca de 50 participantes.

Foto: Bruno Amaral / SMDS

Durante a palestra, os guardas municipais abordaram os principais tipos de golpes praticados atualmente, como o falso parente — quando golpistas afirmam que um familiar está em apuros ou foi sequestrado —, o falso funcionário, que se passa por agentes de saúde, técnicos ou bancários, e o bilhete premiado, entre outros.

O secretário municipal de Defesa Social, Felipe Juliani, esteve presente e reforçou a importância da prevenção. “Orientamos sempre que, em caso de suspeita de golpe, a pessoa deve acionar os familiares mais próximos e também ligar para a central telefônica da Guarda Municipal pelo 153, que está à disposição para atender e orientar. Recentemente, conseguimos impedir que vários golpes fossem concretizados”, destacou.

Foto: Bruno Amaral / SMDS

Entre as orientações repassadas estão: evitar clicar em links suspeitos, não repassar informações sigilosas — como senhas, dados bancários ou documentos — e sempre confirmar a identidade de prestadores de serviço, entrando em contato direto com a empresa antes de autorizar qualquer atendimento.

O presidente do Sindicato dos Bancários de Londrina, Laurito Porto de Lima Filho, explicou que o pedido para a realização da palestra surgiu a partir da preocupação com o aumento das tentativas de golpes contra o público idoso. “Apesar de ser um público que possui um nível de instrução maior do que a grande maioria da população, são pessoas expostas a artifícios ilegais utilizados por pessoas inescrupulosas para subtrair valores ou obter vantagens. Quanto mais informações elas tiverem, mais fácil fica se defender dessas fraudes, que podem gerar não apenas prejuízos financeiros, mas também problemas jurídicos, aumento da vulnerabilidade, dependência de terceiros, depressão e isolamento social”, ressaltou.

Laurito também avaliou positivamente a iniciativa. “A palestra foi esclarecedora, com exemplos reais que ajudaram a compreender as ações preventivas e o que fazer caso se torne vítima. Ao final, foi distribuída uma cartilha com medidas de prevenção. Gostaria de parabenizar a Guarda Municipal Roselaine dos Santos e o Guarda Municipal Alan César Pelaquim pela excelente palestra”, concluiu.

Foto: Bruno Amaral / SMDS

Visita especial ao Lar Maria Tereza Vieira

Ainda na sexta-feira (3), no período da tarde, o Grupo de Operações com Cães (GOC), em parceria com a Defesa Civil, realizou uma visita ao Lar Maria Tereza Vieira, que atende 53 idosos. A equipe mobilizou uma campanha interna entre os guardas municipais para arrecadar dezenas de caixas de leite, doadas à instituição.

Durante a visita, o cão K-9 Otto, treinado para atividades de cinoterapia, proporcionou momentos de alegria, afeto e boas lembranças aos moradores do lar.

Emocionada, a coordenadora da instituição, Mayara Pereira Rosa, agradeceu a ação. “Gostaria de agradecer à Guarda Municipal por essa ação maravilhosa, feita com carinho e solidariedade. Usamos cerca de 750 litros de leite por mês, pois atendemos idosos em situação de vulnerabilidade. A interação com o cachorrinho remeteu à memória e à infância deles — foi muito especial. Que venham mais ações como essa”, concluiu.

Crédito: Prefeitura de Londrina

Leia Mais em: O Maringá