terça-feira, outubro 7

‘Inauguramos uma cidade’, diz Lula ao entregar Minha Casa, Minha Vida a 11 mil pessoas no Maranhão

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva participou nesta segunda-feira, 6 de outubro, da cerimônia de entrega de 2.837 unidades habitacionais do programa Minha Casa, Minha Vida (MCMV) no Residencial Canto da Serra, em Imperatriz (MA). O empreendimento reúne 2.837 casas, com investimento de mais de R$ 358,6 milhões do Governo do Brasil.

O Residencial Canto da Serra beneficia mais de 11 mil pessoas, entre elas 1.619 famílias que integram programas sociais, como Bolsa Família e Benefício de Prestação Continuada (BPC), que recebem as moradias totalmente subsidiadas.

Nós não estamos inaugurando um conjunto habitacional. Com 2.837 casas, nós estamos inaugurando uma cidade. Porque tem muita cidade no Brasil que não tem 11 mil habitantes”, afirmou Lula.

Além de entregar chaves de unidades habitacionais para beneficiários do MCMV, o presidente recebeu o título de cidadão imperatrizense, outorgado pela Câmara de Vereadores de Imperatriz, em reconhecimento aos serviços prestados ao município. “Eu não gosto de utilizar a palavra governar. Eu gosto de cuidar das pessoas. Eu gosto de gente”, frisou Lula.

RETOMADA — No evento, o ministro das Cidades, Jader Filho, lembrou que, quando assumiu o ministério, as obras do conjunto habitacional estavam paralisadas. “Essas obras foram contratadas em 2012; 13 anos depois, o presidente Lula está vindo aqui para entregar essas casas para o povo de Imperatriz. Eu quero destacar a minha alegria, o sentimento de dever cumprido, de poder tirar 2.837 famílias, junto com o presidente Lula, do aluguel e de morar em casa de parente. E, a partir de hoje, vocês estão com o sonho da casa própria realizado”, comemorou.

Jader Filho também detalhou o andamento de outros projetos no local. “Tem posto policial em construção e o compromisso do governador Carlos Brandão [do Maranhão] é que até dezembro o posto policial seja entregue. A escola de tempo integral, com a prefeitura, está em obra e daqui a pouco a gente vai entregar. A creche, com a prefeitura, também vai ser entregue aqui. A escola de ensino médio, em parceria com o governo do Estado, vai ser entregue também até dezembro. As obras do CRAS [Centro de Referência de Assistência Social] estão sendo iniciadas”, relatou.

“É preciso que a gente assuma um compromisso. As casas estão prontas, mas aquilo que nós precisamos fazer por vocês ainda não está totalmente acabado. É preciso que a gente tenha consciência de que as pessoas não precisam apenas de uma casa com telhado para se esconder do sol ou da chuva. As pessoas precisam de uma casa que as dê a dignidade que o ser humano precisa para viver bem”, afirmou Lula.

CONQUISTA — A ministra dos Povos Indígenas, Sonia Guajajara, contou que a sua mãe, Darli, é uma das pessoas beneficiadas pela entrega do conjunto habitacional. “Há dez anos, a minha mãe foi inscrita para receber uma casa aqui no Canto da Serra. Há dez anos, a minha mãe espera receber a chave dessa casa. E é por isso que hoje eu fiz questão de ela estar aqui, porque depois de dez anos ela também está realizando um sonho hoje no nosso governo”, ressaltou.

ARENA BRASIL — Na cerimônia, o ministro do Esporte, André Fufuca, propôs uma parceria com a prefeitura para a implementação de uma Arena Brasil no Residencial Canto da Serra. O projeto esportivo faz parte do Novo PAC e foi concebido com foco em acessibilidade, inclusão social e promoção de hábitos saudáveis, oferecendo atividades para todas as idades.

Em setembro, o Governo do Brasil inaugurou uma Arena Brasil no município maranhense de Alto Alegre do Pindaré. A cidade é a terceira no país a receber a obra, depois de Natal (RN) e Vargem Grande (MA). “Pela primeira vez, o Ministério do Esporte pode falar em alto e bom som que tem obra em todos os lugares. Nós temos, hoje, mais de 110 municípios conveniados com o Ministério”, pontuou Fufuca.

AGÊNCIA ITINERANTE — O presidente da Caixa Econômica Federal, Carlos Vieira, informou que, em breve, os moradores do Residencial poderão ser atendidos em uma agência itinerante da Caixa. “Eu assumo o compromisso público para, em menos de 30 dias, trazer uma agência itinerante para essa área da cidade, para atender a essas 11 mil pessoas. Esse é um compromisso alinhado com tudo o que o presidente Lula tem feito por esse Brasil”, assinalou.

PARCERIA — Ainda durante a cerimônia, o governador do Maranhão, Carlos Brandão, destacou que a união de esforços com a gestão federal em prol da população maranhense vai além da construção de moradias. “Quarta-feira, o ministro Camilo Santana [Educação] estará aqui, em Imperatriz, entregando 10 mil tablets, porque os alunos terão aula de qualidade, poderão ter acesso ao conteúdo do MEC, ao conteúdo de educação profissional e à biblioteca virtual”, disse.

Crédito: Agência Gov

Leia Mais em: O Maringá