terça-feira, outubro 7

Primeiros usuários aprovam velocidade do atendimento do Poupatempo Paraná

A primeira unidade do Poupatempo Paraná, inaugurada oficialmente nesta terça-feira (7) pelo governador Carlos Massa Ratinho Junior, em Curitiba, já recebe elogios de cidadãos sobre à agilidade qualidade dos serviços prestados. A experiência mostra como o novo modelo, que combina atendimento presencial e digital, facilitando o acesso da população aos serviços públicos estaduais.

O borracheiro Alceu Buba, de 57 anos, por exemplo, procurou a primeira unidade do Poupatempo Paraná em Curitiba, localizada no Shopping Estação, junto com a esposa para regularizar documentos pessoais. Ele relatou que precisou corrigir um registro com informações incorretas e aproveitou para atualizar outros documentos.

“Chegamos aqui e fomos atendidos rapidamente. Resolveram meu problema em cerca de 15 minutos, tudo certinho, rápido e sem complicações. A estrutura é ótima, os equipamentos funcionam bem, e o atendimento humano ajudou bastante”, contou Alceu, que revelou que a experiência superou as suas expectativas. “Quando o ser humano quer agilizar, ele agiliza mesmo. Deveria funcionar assim em todos os lugares”, disse.

Outro visitante do Poupatempo Paraná foi Francisco Michel, empresário de 40 anos. Ele foi ao local com a esposa e as filhas para emitir os RGs das crianças. “Chegamos ontem no Centro de Curitiba e ficamos sabendo que hoje ia ter atendimento aqui. Aproveitamos e deu tudo certo, afirmou Francisco, que também ressaltou a rapidez do serviço. “O atendimento foi 10. Mal chegamos na portaria e já fomos encaminhados, pegamos a senha e rapidamente fizemos o procedimento. Tudo resolvido e encaminhado”, relatou.

PROFISSIONAIS TREINADOS – O Poupatempo Paraná já conta com mais de 230 profissionais contratados para as áreas de atendimento, administração e de tecnologia da informação e comunicação (TIC). Outros 150 estão passando por processo seletivo.

A expectativa é que a partir do início da operação em todas as unidades sejam gerados cerca de 600 postos de trabalho, com possibilidade de ampliação. As vagas, divulgadas nas Agências do Trabalhador, incluem assistente administrativo, assistente de recursos humanos e departamento pessoal, atendente, coordenador de atendimento, gerente de unidade, supervisor de atendimento e técnico de TIC.

A gerente de Operações do Poupatempo Paraná, Fernanda Souza, ressaltou a preparação da equipe para oferecer atendimento de excelência desde o primeiro dia. “Os profissionais já contratados passaram por cerca de 30 dias de treinamento, incluindo módulos específicos relacionados aos serviços de cada órgão estadual. Cada equipe foi orientada conforme o tipo de atendimento que realiza, para que o cidadão seja bem recebido e tenha suas demandas resolvidas de forma rápida e eficiente”, explicou a gerente.

“Além do treinamento intensivo, investimos em processos internos claros para cada serviço oferecido, garantindo que cada cidadão seja atendido de forma organizada e eficiente. Temos uma integração total entre os canais de atendimento – site, aplicativo, totens e videochamada – para que o usuário possa escolher a forma que melhor atende à sua necessidade. Nosso objetivo é que cada atendimento seja ágil, mas também acolhedor, com atenção às dúvidas e orientação completa sobre os serviços disponíveis”, concluiu Fernanda.

Foto: Felipe Henschel/AEN

SERVIÇOS DISPONÍVEIS – A unidade de Curitiba oferece mais de 250 serviços, incluindo emissão de Carteira de Identidade, atendimentos do Detran-PR, serviços da Copel e Sanepar, consultas da Cohapar, cadastro no programa Casa Fácil Paraná e encaminhamento de solicitações de seguro-desemprego e vagas de emprego das Agências do Trabalhador.

Com todas as unidades em funcionamento, a expectativa é de realizar até 7 milhões de atendimentos por ano, com média de 27 mil por dia, além de gerar redução de custos de até 70% para o governo estadual, representando economia superior a R$ 2 bilhões nos próximos cinco anos.

Para ter acesso aos serviços do Poupatempo Paraná, os cidadãos devem realizar agendamento prévio pelo portal oficial ou diretamente nos totens de autoatendimento disponíveis na unidade. Um aplicativo para celulares com sistemas Android e iOS também será lançado nos próximos dias, garantindo mais flexibilidade e conveniência aos cidadãos.

NOVAS UNIDADES – Após a inauguração em Curitiba, Londrina e Ponta Grossa serão as próximas cidades a receberem unidades, localizadas nos shoppings Boulevard e Palladium, respectivamente. Em novembro, entram em operação o segundo Poupatempo Curitiba (Pinheirinho) e unidades de Maringá, Umuarama, Cascavel, Foz do Iguaçu e Araucária. O projeto será concluído em até um ano, com instalação de unidades também em Campo Mourão, Colombo, Guarapuava, Paranaguá, Apucarana, Arapongas, Campo Largo, Pinhais e Toledo.

Fonte: AEN PR