terça-feira, outubro 7

Na França, Sanepar articula novas parcerias e participa de evento de inovação ambiental

Uma comitiva da Companhia de Saneamento do Paraná (Sanepar) desembarcou em Lyon, na França, para uma semana de agenda cheia. A convite da Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil), a equipe da empresa vai participar de eventos para promover projetos brasileiros em saneamento e fomentar novas alianças tecnológicas com parceiros europeus.

De 6 a 10 de outubro, a Sanepar tem uma agenda estratégica internacional, que inclui a participação na 28ª edição da Pollutec 2025, maior feira europeia dedicada a soluções ambientais, e no lançamento do programa Invest In Brasil – Sustainable Solutions.

“A Sanepar tem estado com uma frequência cada vez maior em eventos de networking nacionais e internacionais, como este, reafirmando o papel relevante da Companhia no setor não só no Brasil, mas no Exterior”, destaca o diretor-presidente da Sanepar, Wilson Bley. Ele está em solo francês ao lado do diretor de Inovação e Novos Negócios, Anatalicio Risden Junior, e do engenheiro especialista em Inovação Charles Carneiro.

AGENDA INTENSA – A Sanepar e a Sabesp – empresa de saneamento com atuação no estado de São Paulo – são as únicas companhias brasileiras participantes da Pollutec, que tem 2,2 mil expositores de mais de cem países, no evento que reúne cerca de 51 mil profissionais.

Na tarde desta segunda-feira (6), o grupo participou de reunião promovida pela ApexBrasil e de um encontro de cooperação com a União Europeia.

Nesta terça (7), a programação da comitiva da Sanepar incluiu reuniões para firmar parcerias para uso de novas tecnologias e capacitação técnica, na Escola de Negócios em Luxemburgo. Haverá também visitas guiadas na feira Pollutec, com foco em expositores com perfil de potenciais investidores tecnológicos em empresas brasileiras e, ainda, receberá, no Pavilhão Brasil, empresas estrangeiras interessadas em fechar negócios.

EM BUSCA DE INVESTIDORES – Na quarta-feira (8), o diretor-presidente da Sanepar, Wilson Bley, apresenta o case da Sanepar no painel “Desafios tecnológicos e oportunidades de investimento em saneamento”, durante o lançamento do Programa Invest In Brasil – Sustainable Solutions.

O programa é voltado aos setores de água, saneamento e gestão de resíduos, com o objetivo de acelerar a entrada de empresas internacionais no mercado brasileiro, promover oportunidades e projetos no Brasil, em um esforço que, simultaneamente, atraia investimentos estrangeiros e resulte na resolução de problemas do setor.

“Nesse sentido, a presença e a participação da Sanepar são essenciais no evento e no programa Invest In Brasil. Estamos lançando esse projeto durante a Pollutec 2025 por ser um evento enorme que reúne milhares de participantes do mundo todo”, explica o coordenador de Investimentos da Apex Brasil, Carlos Eduardo Padilla Costa.

Na quinta (09) e na sexta-feira (10), continuam as ações de networking especializado, além de visita guiada ao setor de água de Lyon. A comitiva da Sanepar em solo francês também participa de conferências, fóruns temáticos e prêmios de inovação.

FEIRA – A Pollutec é reconhecida como o maior evento da Europa sobre soluções ambientais e tecnológicas voltadas à indústria, cidades e territórios.

Realizada desde 1978, a Pollutec fomenta oportunidades de networking, promove o intercâmbio de conhecimento e a criação de parcerias estratégicas para o desenvolvimento sustentável.

Este ano, o evento dá ênfase especial na relação entre saúde e ambiente, na necessidade de acelerar a descarbonização e na importância da ciência e da bioeconomia para garantir um futuro mais resiliente.

APEX – Fundada em 2003, a ApexBrasil atua com os setores público e privado para levar produtos e serviços brasileiros a outros países, ajudando a criar condições para conduzir as empresas para fora do país por meio da internacionalização destas, da atração de investimentos estrangeiros, da promoção de exportações, de estudos de mercado e da prospecção de oportunidades de negócios.

Fonte: AEN PR