
Nesta quarta-feira (8), cinco Unidades Básicas de Saúde (UBSs) estarão abertas em horário ampliado, das 19h às 22h, para atendimento às mulheres, devido à Campanha Outubro Rosa. As unidades do João Paz, Santa Rita, Ouro Branco, Centro e Lindóia realizarão coleta de preventivo, exame das mamas, multivacinação e testagem rápida de Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs).
O preventivo é voltado para mulheres de 24 a 65 anos e a solicitação da mamografia para as de 40 a 74 anos. Para coleta do preventivo, é necessário fazer agendamento do horário no portal da Prefeitura, aqui. Para amanhã (8), ainda restam vagas apenas nas UBSs do Ouro Branco e do João Paz. Por outro lado, é possível agendar para outras datas, pois o atendimento ampliado às quartas-feiras acontecerá até o final do mês.
Segundo a enfermeira e coordenadora de Saúde da Mulher na Atenção Primária da SMS, Priscilla Colmiran, a procura tem sido boa e as vagas estão sendo totalmente preenchidas, porém, a taxa de absenteísmo tem sido grande. “O número de faltosas tem sido bem significativo, em torno de 50%. É muito importante que a mulher que fez o agendamento compareça ao serviço de saúde. Caso tenha alguma dificuldade, pode cancelar no próprio site onde realizou o agendamento e escolher uma nova data mais conveniente para fazer seus exames”, ressaltou.
Colmiran lembrou que, para a mamografia, houve ampliação da faixa etária, que agora abrange mulheres de 40 a 74 anos. “Lembrando que tanto o câncer de mama quanto o de colo uterino, quando diagnosticados em fase inicial, têm taxa de cura maior que 90%. É possível tratar e fazer uma abordagem completa dessa mulher e encaminhá-la para os serviços de referência, além de solicitar os exames complementares que forem necessários. Por isso, é muito importante que ela realize seus exames e que não falte nesse atendimento”, frisou.

Com relação aos testes rápidos para as ISTs, a coordenadora de Saúde da Mulher explicou que a Prefeitura está com atendimento diferencial no horário estendido. “Estamos fazendo o teste para hepatite B, hepatite C, HIV e sífilis, e os resultados ficam prontos em até 15 minutos. A partir dos exames, já podemos instituir tratamento ou fazer o encaminhamento para o serviço de referência, dependendo do resultado, para que essa mulher possa ser acompanhada e tratada adequadamente. Além disso, temos a oferta da vacina contra o vírus HPV, extremamente importante para a prevenção do câncer de colo uterino. Lembrando que a faixa etária para essa vacina está estendida até o final do ano, a partir de 9 anos para meninos e meninas até 19 anos”, informou.
Dia D – No dia 18, das 8h às 17h, haverá o Dia D, com a abertura de todas as UBSs urbanas e rurais para oferta de preventivo, avaliação das mamas e solicitação de exames. Para participar, é necessário agendar atendimento direto na UBS ou via telefone da unidade.
Na mesma data, será realizado o Dia D da Campanha Nacional de Multivacinação voltada para crianças e adolescentes de até 15 anos de idade, visando atualização da Caderneta de Vacinação com as vacinas disponíveis no Calendário Nacional. Pessoas de até 59 anos também poderão aproveitar a campanha para atualizar a caderneta vacinal, reforçando a proteção, principalmente, contra sarampo e febre amarela. Para a vacinação, não é necessário agendar.
Crédito: Prefeitura de Londrina
Leia Mais em: O Maringá