A Portos do Paraná conquistou três prêmios no AAPA Lighthouse Awards, evento da Associação Americana de Autoridades Portuárias (AAPA), que reuniu portos das Américas e aconteceu em Quebec, no Canadá. A empresa pública que administra os portos de Paranaguá e Antonina foi reconhecida com o primeiro lugar na categoria Excelência em Comunicação e Relações Públicas, pelas campanhas de comunicação das ações porto-cidade realizadas em 2024 e 2025. A empresa também recebeu os segundos lugares em Excelência em Práticas Administrativas e Excelência em Práticas Ambiental. O anúncio dos vencedores foi nesta terça-feira (7).
A Lighthouse Awards é a premiação mais importante do setor portuário do mundo. “A Portos do Paraná, mais uma vez, representa o Brasil e o Paraná diante do setor portuário mundial com as melhores práticas de relacionamento junto à sua comunidade”, enfatizou o diretor-presidente da Portos do Paraná, Luiz Fernando Garcia.
Ele destacou destacou que a conquista é um reconhecimento aos esforços dos colaboradores e da comunidade portuária. “O prêmio também reforça o compromisso do Governo do Estado, especialmente do governador Carlos Massa Ratinho Junior, com o desenvolvimento sustentável dos portos paranaenses, sem deixar de lado a população das cidades portuárias”, afirmou.
ENTRE O PORTO E A CIDADE – O projeto de comunicação “Entre o Porto e a Cidade” teve como objetivo aproximar a Portos do Paraná das comunidades de Paranaguá e Antonina, por meio de estratégias de comunicação integrada e de ações sociais criadas pela presidência da empresa pública.
Entre as principais campanhas estão o “Natal Solidário”, que em 2024 arrecadou mais de 1.200 brinquedos novos, posteriormente entregues a crianças em situação de vulnerabilidade social, e a “Páscoa para Todos”, que proporcionou a distribuição de chocolates e outros doces doados por colaboradores e membros da comunidade portuária.
O projeto também contempla a divulgação e os resultados sociais obtidos com a Corrida do Porto, a primeira do mundo realizada dentro da faixa portuária, que em 2025 reuniu 3 mil atletas. Os recursos arrecadados com as inscrições estão sendo aplicados na reforma de dois asilos de Paranaguá. Em 2023, a Corrida do Porto já havia sido reconhecida pela AAPA com o prêmio Eventos Especiais.
As atividades e as peças de comunicação das comemorações dos 90 anos do Porto de Paranaguá, celebrados em março deste ano, também foram avaliadas pela AAPA. Entre os destaques, estão o livro “Porto de Paranaguá – 90 anos” e o selo postal comemorativo lançado em parceria com os Correios.
“Essas iniciativas premiadas mostram que o porto não é apenas uma estrutura logística, mas também um parceiro da comunidade e um agente de transformação social. Estamos fazendo com que os nossos portos, cada vez mais, estejam voltados de frente para a comunidade”, destacou Luiz Fernando Garcia.
CONVENÇÃO AAPA – O Lighthouse Awards é uma das atividades da programação da Convenção Anual da AAPA que começou na segunda-feira (6) e termina nesta quarta (8). Painéis e palestras discutem as principais questões relacionadas ao setor. Além do diretor-presidente da Portos do Paraná, a comitiva paranaense conta com a participação do diretor de Desenvolvimento Empresarial da Portos Paraná, Felipe Ozório Monteiro da Gama; do diretor Jurídico, Marcus Freitas, e de Leandro Pazzeto Arruda, membro do Conselho de Administração da empresa pública.
EFICIÊNCIA NA GESTÃO PORTUÁRIA – O Projeto de Modernização da Gestão Empresarial foi selecionado como uma das melhores práticas administrativas portuárias. A iniciativa está revolucionando a gestão dos portos paranaenses com a adoção do SAP S/4HANA, uma das plataformas de gestão empresarial mais avançadas do mundo.
Implementado em três fases, o projeto integrou todos os sistemas administrativos (finanças, compras, recursos humanos e gestão de ativos) em uma única plataforma. Isso eliminou barreiras internas e garantiu visibilidade em tempo real das operações. “A iniciativa nasceu da crescente complexidade das operações portuárias e da necessidade de alinhar a administração pública aos mais altos padrões internacionais de eficiência, transparência e competitividade”, destacou Luiz Fernando Garcia.
Entre os resultados alcançados estão a automação de 70% dos processos críticos, a redução de 50% no volume de dados armazenados e a modernização dos fluxos de compras e finanças. O projeto fortaleceu a governança, a conformidade e proporcionou uma experiência de gestão mais ágil e intuitiva, consolidando a Portos do Paraná como referência em inovação na América Latina.
MEIO AMBIENTE EM DESTAQUE – O Programa Comunidades Sustentáveis, que implantou sistemas de tratamento de esgoto na Ilha de Eufrasina, no Litoral do Paraná, também foi premiado. Desenvolvido em parceria com a Universidade Federal do Paraná (UFPR), o programa busca reduzir o déficit de saneamento em comunidades litorâneas.
A iniciativa instalou 42 sistemas descentralizados de tratamento de esgoto e promoveu oficinas, treinamentos e ações de educação ambiental com os moradores locais, beneficiando diretamente e indiretamente cerca de 500 pessoas. “Ao unir inovação técnica, engajamento social e responsabilidade ambiental, o projeto contribui para a melhoria das condições de saúde, o desenvolvimento econômico local e a consolidação de uma relação mais sustentável entre o porto e as comunidades do entorno”, afirmou o diretor-presidente da Portos do Paraná.
RECONHECIMENTO INTERNACIONAL CONTÍNUO – Em junho, a Portos do Paraná também recebeu reconhecimento internacional Lighthouse Awards, realizado em Lima, no Peru, que reuniu os principais portos da América Latina. A empresa pública conquistou prêmios nas categorias Desempenho e Crescimento Portuário e Desenvolvimento Sustentável.
Em agosto, a autoridade portuária foi reconhecida, pela sexta vez consecutiva, como a melhor gestão portuária do Brasil, em avaliação do Ministério de Portos e Aeroportos, que considerou todos os portos públicos do país.
Fonte: AEN PR