quarta-feira, outubro 8

Polícia Científica do Paraná inicia curso de formação para novos peritos e técnicos oficiais

A Polícia Científica do Paraná (PCIPR) iniciou nesta semana o curso de formação dos novos peritos oficiais criminais e técnicos de perícia oficial. A capacitação marca uma nova etapa na trajetória dos 193 profissionais recém-empossados — sendo 135 peritos e 58 técnicos — que irão reforçar o efetivo da instituição em todas as regiões do Estado.

O curso terá duração de 306 horas teóricas para técnicos e 434 horas para peritos, com conclusão prevista para 19 de dezembro. Após essa fase, os novos policiais científicos participarão de aulas práticas nas Unidades de Execução Técnico-Científicas (UETCs) distribuídas pelo Paraná. Ao final da formação, todos passarão por avaliações antes de iniciarem as atividades em campo.

A formação tem como objetivo capacitar os servidores para o exercício de suas atribuições, conforme previsto na Lei Complementar nº 258, de 14 de julho de 2023, desenvolvendo competências técnicas e comportamentais necessárias à atuação na perícia oficial. As disciplinas estão organizadas em sete eixos de aprendizado: Condutas e Capacidades; Empatia e Saúde Mental; Práticas Policiais; Criminalística; Medicina e Odontologia Forense; Localística; e Laboratórios.

O diretor-geral da PCIPR, Luiz Rodrigo Grochocki, ressaltou o simbolismo do momento e destacou o papel essencial dos novos profissionais. “Como diria Edmond Locard, todo contato deixa uma marca. Esses novos técnicos e peritos que iniciam sua formação hoje estão deixando uma marca no estado do Paraná”, disse.

A aula inaugural, realizada no auditório do Museu Oscar Niemeyer, em Curitiba, reuniu autoridades e servidores da instituição. O evento contou com palestras do diretor-geral da PCIPR; do procurador-geral de Justiça do Paraná, Francisco Zanicotti; do diretor operacional da PCIPR, Ciro Pimenta; e do chefe do Setor Técnico-Científico da Polícia Federal no Paraná, Osmar Klock Junior.

Durante a cerimônia, o procurador-geral de Justiça destacou a importância da missão que os novos servidores assumem. “Todos estão entrando em uma instituição que cresce com muito investimento do Governo do Estado e com alto nível de qualidade. E não podemos esquecer que a Polícia Científica é o órgão central e exclusivo da perícia oficial de natureza criminal, o que reforça sua presença como um dos pilares de segurança do Estado”, afirmou Zanicotti.

Fonte: AEN PR