O Governo do Paraná, por meio da Secretaria da Administração e da Previdência (Seap), lançou nesta quarta-feira (8) o Programa Integra Paraná, que visa disponibilizar o sistema eProtocolo para prefeituras de todas as regiões do Estado. O lançamento aconteceu durante o I Congresso dos Municípios do Paraná, organizado pela Associação dos Municípios do Paraná (AMP), em Curitiba.
O Integra Paraná foi criado para auxiliar as prefeituras na gestão de seus processos, já que o eProtocolo reúne as movimentações de todos os protocolos online de documentos e órgãos governamentais.
De acordo com o secretário de Estado da Administração e da Previdência, Luizão Goulart, o Programa vai potencializar a eficiência administrativa e a agilidade processual das prefeituras. “Todo processo administrativo é feito pelo meio eletrônico. Por isso, o Governo do Paraná e a Seap começam a disponibilizar o sistema eProtocolo de forma gratuita para 200 municípios, começando de baixo para cima em termos de IDH. A grande vantagem é a modernização administrativa”, destacou.
Ele acrescentou que a maioria dos municípios já tem um sistema de gestão que é pago, mas com o convênio do eProtocolo ele será gratuito. “Esse é, inclusive, um item no Plano do Governo Ratinho Junior: disponibilizar o eProtocolo para os municípios tramitarem processos com esse sistema, que sempre recebe atualizações e tem supervisão constante da Celepar”, afirmou.
Para as prefeituras, serão duas categorias de adesão: com custeio total do Estado, no caso dos 200 municípios com menores Índices de Desenvolvimento Humano (IDH), ou com custeio de protocolos pela prefeitura que aderir ao sistema pelo Integra Paraná, no caso de cidades que não se enquadram na categoria anterior.
SOBRE O EPROTOCOLO – O sistema, gerido por meio da Secretaria da Administração e da Previdência (Seap), reúne as movimentações de todos os protocolos online de documentos de órgãos governamentais, acelerando o fluxo de informações e o acesso dos servidores e cidadãos. Esta gestão centralizada permite padronização, rastreabilidade e transparência nos processos eletrônicos dos órgãos do Governo do Estado.
Com suporte técnico contínuo a órgãos e usuários, o eProtocolo contribui para a modernização administrativa e a eficiência da prestação de serviços públicos.
O eProtocolo tem mais de 465 mil usuários ativos e já processou mais de 8 milhões de processos digitais, um sistema eficiente com emprego de tecnologia. São 90 órgãos e mais de 100 sistemas integrados, com o registro de 8 mil novos protocolos por dia, além da inserção de 110 mil arquivos, 128 mil arquivos individuais baixados, 5 mil assinaturas qualificadas e 50 mil assinaturas simples/avançadas.
PRESENÇAS – Estiveram presentes na cerimônia de lançamento da secretária estadual da Mulher, Igualdade Racial e Pessoa Idosa, Leandre Dal Ponte; a prefeita de Mandaguari e presidente da Associação dos Municípios do Setentrião Paranaense (Amusep), Ivoneia Furtado; a prefeita de Pérola e diretora da Associação dos Municípios Paranaenses (AMP), Valdete Cunha; a prefeita de Astorga e diretora da AMP, Suzie Pucillo; e a vereadora de Castro e presidente da União das Câmaras, Vereadores e Gestores Públicos do Paraná (Uvepar), Maria de Fátima Castro.
Fonte: AEN PR