quarta-feira, outubro 15

Cidade do Rio faz dia D de multivacinação e de saúde da mulher neste sábado

Estão disponíveis todas as vacinas de rotina destinadas às crianças e aos adolescentes – Edu Kapps/SMS

A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) realiza, neste sábado (18/10), o dia D de mobilização da campanha de multivacinação e também do Outubro Rosa. Mais de 500 pontos de atendimento serão disponibilizados das 8h às 17h em toda a cidade, em unidades municipais de saúde e também em locais estratégicos como praças, associações de moradores, igrejas, shoppings, escolas, entre outros onde haja grande circulação de pessoas. Além de todas as vacinas do calendário da criança e do adolescente, serão realizados vários serviços voltados à saúde da mulher e ações de orientação e promoção da saúde.

A campanha de multivacinação da criança e do adolescente começou no último dia 6 e vai até 30 de outubro. O objetivo é estimular pais e responsáveis a atualizarem as cadernetas dos seus filhos, de acordo com o calendário básico de vacinação preconizado pelo Programa Nacional de Imunizações (PNI), do Ministério da Saúde. A lista completa dos pontos de vacinação e atendimento estará disponível para consulta na sexta-feira (17/10) no site da SMS.

Entre os imunizantes disponibilizados durante a campanha, estão as vacinas contra hepatite A, HPV, influenza, covid-19, BCG, hepatite B, pentavalente, tríplice viral, varicela, ACWY, pneumo 10, meningo C, DTP, febre amarela, rotavírus, entre outras. A imunização está disponível em todas as 240 salas de vacinação do município, incluindo o Super Centro Carioca de Vacinação, em Botafogo, e as unidades instaladas no ParkShoppingCampoGrande, na Zona Oeste, e no Shopping Nova América, em Del Castilho. A campanha servirá, também, para atualização da vacina contra o sarampo e a febre amarela em adultos que levarem as crianças para vacinar.

A orientação da Secretaria Municipal de Saúde é que pais e responsáveis levem a caderneta de vacinação da criança e do adolescente ou outro documento que comprove a situação vacinal para que as equipes de saúde possam realizar a avaliação e, caso necessário, aplicar as doses que não foram administradas no período recomendado. Em caso de dúvidas, devem procurar a clínica da família ou centro municipal de saúde mais próximo de sua residência para informação. Para encontrar a unidade de referência, basta acessar o serviço Onde ser Atendido.

– A campanha de multivacinação é um esforço para garantir que nenhuma criança fique sem proteção. São muitos profissionais diretamente envolvidos para revisar as cadernetas de vacinação das crianças e adolescentes e aplicar as vacinas que estejam faltando. E, neste dia D, vamos fazer também uma grande ação do Outubro Rosa. Assim, a mãe, tia ou avó que for levar a criança para conferir a situação vacinal em uma clínica da família ou ponto extra já poderá aproveitar para receber orientação e vários serviços de saúde da mulher – destacou o secretário municipal de Saúde, Daniel Soranz.

Ações da campanha Outubro Rosa

Pela campanha do Outubro Rosa, neste sábado, as unidades de Atenção Primária (clínicas da família e centros municipais de saúde) vão intensificar ações preventivas e de planejamento sexual para mulheres. Entre as atividades programadas estão consultas, avaliação de exames, coleta de preventivo (de 25 a 64 anos), exame clínico das mamas e solicitação de mamografia, inserção de DIU e implanon, realização de teste rápido de sífilis e outras infecções sexualmente transmissíveis (ISTs), prescrição e dispensação de PrEP (Profilaxia Pré-Exposição) e saúde bucal. Já nos pontos extras de vacinação e atendimento, as equipes de saúde farão ações de orientação e promoção da saúde e também vão realizar testagem de sífilis e outras ISTs.

– Neste sábado, nossas unidades estarão de portas abertas para cuidar da saúde das mulheres e das famílias. Além de colocar a caderneta de vacinação em dia, teremos uma grande mobilização para o rastreamento do câncer de mama e de colo do útero, para o rastreamento da sífilis e outras ISTs, e para o planejamento reprodutivo – ressaltou a superintendente de Atenção Primária à Saúde, Larissa Terrezo.

Categoria:

  • 15 de outubro de 2025
  • Crédito: Prefeitura do Rio de Janeiro

    Leia Mais em: O Maringá