
No Outubro Rosa, a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) amplia a oferta do dispositivo Implanon como mais um método contraceptivo à disposição das mulheres cariocas pelo Sistema Único de Saúde, contribuindo para o planejamento sexual e reprodutivo. Somente neste sábado (18/10), dia D de mobilização pela saúde da mulher e da campanha de multivacinação, cerca de 5 mil unidades estarão disponíveis para aplicação nas clínicas da família e centros municipais de saúde, que funcionarão das 8h às 17h. A ampliação da oferta ocorre após o município receber uma remessa de 22 mil Implanons enviada pelo Ministério da Saúde. O dispositivo pode ser aplicado em todas as unidades de Atenção Primária (clínicas da família e centros municipais de saúde).
– O planejamento sexual e reprodutivo é uma das estratégias mais importantes da Atenção Primária, fundamental nos esforços para a prevenção da mortalidade materna, e o Implanon é um método contraceptivo eficaz e seguro para prevenir a gravidez não planejada. Ficamos felizes de fazer essa ampliação da oferta justamente no Outubro Rosa, mês em que, no município do Rio, aproveitamos para ressaltar a saúde da mulher como um todo, o que inclui cuidados para a prevenção de doenças e para a qualidade de vida – disse o secretário municipal de saúde, Daniel Soranz, que anunciou a ampliação da oferta nesta sexta-feira (17/10).
O Implanon é um método contraceptivo de longa duração, que consiste em um pequeno dispositivo flexível de cerca de 4 cm implantado sob a pele, geralmente na parte interna do braço. Após a implantação, o dispositivo libera doses controladas do hormônio etonogestrel, que atua no organismo por até três anos, impedindo a ovulação e oferecendo uma proteção eficaz e segura contra a gravidez, com taxa de falha menor que 0,05%. É considerado uma boa alternativa para quem tem restrições ao estrogênio presente em muitas pílulas anticoncepcionais ou ao DIU, e também uma opção para adolescentes, prevenindo uma gestação precoce e não planejada. Seus efeitos colaterais são brandos e podem incluir alterações menstruais e acne, mas sua remoção é simples e a fertilidade retorna após a retirada.
– Vim a uma consulta de rotina na clínica da família e a profissional de saúde me contou sobre o Implanon. Achei muito interessante, porque é um método contraceptivo muito melhor que os outros. Eu tomava pílula todos os dias, mas às vezes esquecia de tomar, então acabei optando por esse método. Me inscrevi na lista e fui chamada neste mês para colocar o Implanon, fiquei superfeliz – contou a dentista Tais Correia, de 27 anos, que nesta sexta-feira teve o dispositivo implantado em uma unidade básica da Zona Sul.
O município do Rio começou a disponibilizar o Implanon em unidades de saúde no ano passado, já tendo aplicado 6.556 dispositivos. Agora, com a nova remessa enviada pelo Ministério da Saúde, amplia a oferta para atender mais mulheres cariocas. Além do implante subdérmico, a rede municipal de saúde oferece outros métodos contraceptivos como pílula anticoncepcional, DIU de cobre e hormonal, preservativos masculino e feminino, laqueadura e vasectomia. O profissional de saúde indica os métodos mais adequados para cada caso, para que a mulher, ou o casal, possa decidir qual usará, garantindo segurança, qualidade de vida e autonomia para a paciente.
Dia D de mobilização neste sábado
Neste sábado, o município do Rio realiza o dia D de mobilização do Outubro Rosa e também da campanha de multivacinação de crianças e adolescentes. Mais de 500 pontos de vacinação serão disponibilizados das 8h às 17h em toda a cidade, em unidades municipais de saúde e também em locais estratégicos como praças, associações de moradores, igrejas, shoppings, escolas, entre outros onde haja grande circulação de pessoas. Além de todas as vacinas do calendário da criança e do adolescente, serão realizados serviços voltados à saúde da mulher e ações de orientação e promoção da saúde. A lista completa dos pontos de vacinação e atendimento está disponível no site da SMS.
– A campanha de multivacinação é um esforço para garantir que nenhuma criança fique sem proteção. E, neste dia D, vamos fazer também uma grande ação do Outubro Rosa. Assim, a mãe, tia ou avó que for levar a criança para conferir a situação vacinal já poderá aproveitar para receber orientação e alguns serviços de saúde da mulher – destacou Daniel Soranz.
As unidades de Atenção Primária (clínicas da família e centros municipais de saúde) vão intensificar as ações preventivas e de planejamento sexual para mulheres. Entre as atividades programadas estão consultas, avaliação de exames, coleta de preventivo (de 25 a 64 anos), exame clínico das mamas e solicitação de mamografia, inserção de DIU e implanon, realização de teste rápido de sífilis e outras infecções sexualmente transmissíveis (ISTs), prescrição e dispensação de PrEP (Profilaxia Pré-Exposição) e saúde bucal. Já nos pontos extras de vacinação, as equipes de saúde farão ações de orientação e promoção da saúde e também vão realizar testagem de sífilis e outras ISTs.
Para a multivacinação estarão disponíveis todos os imunizantes do calendário da criança e do adolescente. A orientação é que pais e responsáveis levem a caderneta de vacinação ou outro documento que comprove a situação vacinal, para que as equipes de saúde possam realizar a avaliação e, caso necessário, aplicar as doses que não foram administradas na época recomendada. Para adultos, é possível aproveitar a campanha para também atualizar as vacinas contra o sarampo e a febre amarela.
Novos grupos para a vacina da covid-19
A Secretaria Municipal de Saúde amplia nesta quinta-feira a vacina contra a variante JN.1 da covid-19 para gestantes e para pessoas com comorbidades. O imunizante está disponível em todas as 240 salas de vacinação do município, incluindo as unidades do Super Centro Carioca de Vacinação de Botafogo, da Zona Oeste (no ParkShoppingCampoGrande) e da Zona Norte (no Shopping Nova América, em Del Castilho). Com a chegada de novas doses, outros grupos prioritários serão vacinados.
Entre as comorbidades incluídas para a vacinação estão diabetes mellitus, pneumopatias crônicas graves, hipertensão arterial resistente, insuficiência cardíaca, cor pulmonale e hipertensão pulmonar, cardiopatia hipertensiva, síndromes coronarianas crônicas, cardiopatias congênitas em adultos, doença renal crônica, obesidade mórbida, síndrome de Down, doença hepática crônica, entre outras. É necessário levar documento que comprove a condição de saúde. A lista completa das comorbidades incluídas pode ser consultada e também a relação dos grupos já contemplados podem ser consultadas no site da secretaria.
Ampliação da vacinação contra a dengue
Sobre a vacina da dengue, a SMS amplia o público-alvo também a partir desta quinta-feira, e agora pessoas de 10 a 40 anos podem ser imunizadas. A medida tem como objetivo aproveitar as dez mil doses em estoque que estão prestes a vencer. Para tomar a vacina, é preciso comparecer a uma unidade de saúde com documento de identidade e, se disponível, a caderneta de vacinação. A vacina contra a dengue é segura e eficaz e foi aprovada pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).
Crédito: Prefeitura do Rio de Janeiro
Leia Mais em: O Maringá