
O prefeito Tiago Amaral assinou, na segunda-feira (20), a autorização para que a Prefeitura convoque 52 candidatos aprovados nos concursos públicos n° 142/2022, 179/2022, 212/2022, 023/2024, 024/2024 e 025/2024. Esses futuros servidores vão recompor o quadro funcional de 13 secretarias e órgãos da Prefeitura e reforçar a prestação de serviços públicos essenciais, como o SAMU, UPA, escolas municipais e outros. A lista de profissionais convocados consta nos editais publicados nesta quinta-feira (23) pela Secretaria Municipal de Recursos Humanos (SMRH).
Das 52 autorizações para convocação e futura nomeação, foram chamados nove candidatos para a Secretaria Municipal de Saúde, incluindo plantonistas nos cargos de Anestesista, Medicina Geral, Ginecologista e Técnico de Enfermagem em Urgência e Emergência. Eles atuarão no Serviço de Atendimento Móvel em Urgência (SAMU), Central de Regulação Médica, Unidade de Pronto Atendimento (UPA) Centro e na Maternidade Municipal Lucilla Ballalai.
A secretária municipal de Saúde, Vivian Feijó, adiantou que a chegada desses médicos na Maternidade Municipal vai permitir que a unidade passe a oferecer analgesia às mulheres durante o parto normal, implementando um protocolo estruturado e efetivo.
Em média, a Maternidade Municipal oferece assistência para mais de 100 partos normais por mês, além de cesarianas e avaliações obstétricas, com uma taxa de parto normal superior a 60%. Bem indicada, a analgesia não prejudica o andamento do parto nem o bem-estar do recém-nascido, podendo inclusive reduzir cesarianas motivadas por exaustão. “A Maternidade passará a contar com esse procedimento de forma organizada, para qualificarmos ainda mais o atendimento. Vejo isso como um ato muito importante de fortalecimento da saúde na cidade de Londrina”, destacou Feijó.

O SAMU Regional Norte-Londrina atua 24 horas, todos os dias, com três médicos reguladores e os telefonistas auxiliares de regulação médica que acolhem as ligações do telefone 192. Em média, são recebidas mais de 600 ligações, diariamente, que geram em torno de 180 atendimentos de ambulância. A Regional do SAMU atende os 21 municípios que compõem a 17ª Regional de Saúde e conta com ambulâncias de suporte básico e avançado de vida para atender a população, conforme a gravidade e a definição de critérios pelo médico regulador. Para o SAMU e a Central de Regulação, foram convocados seis médicos plantonistas.

Para o diretor de Urgência e Emergência da SMS, Cleiton Santana, a recomposição dos quadro de médico tem como principal objetivo garantir atendimento da população em tempo oportuno, fundamental para um serviço de urgência como o SAMU que impacta em toda região. “O tempo de resposta e a qualidade da regulação médica pré-hospitalar impactam de forma decisiva o desfecho clínico de pacientes em condições agudas, como infarto, acidente vascular cerebral e politraumatismos”, frisou.
Santana acrescentou ainda que, em horários com maior número de ligações, a vinda desses profissionais vai possibilitar a expansão de mais um médico regulador em atendimento. “O principal objetivo será qualificar o processo de regulação médica, reduzir o tempo de espera nas chamadas telefônicas e garantir que as intervenções ocorram dentro das janelas terapêuticas ideais. Aprimorar a regulação pré-hospitalar é essencial para mitigar complicações, minimizar sequelas e evitar desfechos fatais em casos críticos”, explicou.

Outros 13 candidatos aprovados em concurso foram convocados para a Secretaria Municipal de Gestão Pública, nos cargos de Técnico de Gestão Pública (TGP) e Agente Operacional Público; seis para a Secretaria Municipal do Ambiente (SEMA), incluindo TGP, Engenheiro Ambiental, Arquiteto Urbanista e Engenheiro Agrônomo; e quatro para a Secretaria Municipal de Agricultura e Abastecimento (SMAA), nos cargos de TGP e Operador de Máquinas.
O secretário Gilmar Domingues Pereira, à frente da SEMA e da SMAA, comemorou as convocações e explicou que serão de grande importância para a recomposição do quadro de servidores das duas pastas. “Nós só temos a comemorar hoje, até porque temos a possibilidade, pois estamos caminhando a passos largos, para a descentralização total do licenciamento ambiental, considerando que a SEMA faz parte desse processo. Com esse anúncio das contratações, vamos instruir um procedimento junto ao Instituto Água e Terra para demonstrar que Londrina tem condições de avançar no licenciamento ambiental pleno para o município de Londrina”, afirmou.

Pereira adiantou quais atividades os próximos convocados irão desenvolver na Secretaria Municipal do Ambiente. “Hoje, não temos na SEMA um profissional de engenharia ambiental, que é extremamente relevante para a condução dos nossos processos de licenciamento. Estamos chamando um arquiteto urbanista também, para as questões relativas aos processos de licenciamento ambiental do setor imobiliário, de loteamento, e também um engenheiro civil, que vai atuar juntamente com o arquiteto urbanista”, disse.
Na SEMA, os técnicos de gestão pública também participarão do processo de análise e concessão dos licenciamentos ambientais. “Fizemos uma importante alteração, em que as licenças ambientais só irão para a Gerência de Licenciamento Ambiental quando cumprida a primeira fase, que é de verificar toda a documentação. E essa triagem é realizada exatamente pelo técnico de gestão pública. Então a Diretoria de Controle Ambiental ganha uma força significativa, extremamente relevante, no sentido de dar celeridade aos licenciamentos ambientais na cidade”, detalhou o secretário do Ambiente.
Outras pastas e órgãos que também tiveram as solicitações atendidas são as Secretarias Municipais de Gestão Pública, Governo, Fazenda, Cultura, Caapsml, Controladoria-Geral do Município, Procuradoria-Geral do Município e Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano de Londrina (IPPUL).
Quatro vagas abertas na Secretaria Municipal de Planejamento, Orçamento e Tecnologia (SMPOT) devem ser preenchidas, nos cargos de Analista de Sistemas, Contador e TGP. E na Secretaria Municipal de Educação (SME), quatro candidatos para os cargos de Nutricionista, docência de Educação Básica e de Educação Física.
Editais – Os editais de convocação, respectivos para cada concurso, já estão disponíveis na página de Concursos Públicos do Portal da Prefeitura. Além da lista completa de candidatos convocados, esses editais indicam a data para cada candidato comparecer e fazer a escolha do local de trabalho e aceite de vaga, bem como o dia e horário das perícias admissionais oficiais.

O cronograma da SMRH é de que as perícias admissionais sejam concluídas no próximo mês e, entre dezembro e janeiro, os novos servidores comecem a atuar na Prefeitura de Londrina. “A convocação já vem com as datas das perícias, e nesse intervalo de tempo caberá aos candidatos providenciar os documentos e exames obrigatórios. Nosso intuito é que todas as vagas sejam preenchidas o quanto antes, mas temos trâmites e prazos legais a cumprir. Então os candidatos aprovados em concurso para esses cargos devem acompanhar atentamente os próximos editais, pois, em caso de não comparecimento ou demais eventualidades, haverá novos chamamentos até que essas autorizações sejam efetivamente atendidas”, frisou o secretário municipal de Recursos Humanos, Rodrigo Souza.
Crédito: Prefeitura de Londrina
Leia Mais em: O Maringá
