sábado, outubro 25

Equipes de abordagem da SMAS ajudam na busca a professor da UFRJ desaparecido

Equipes de busca atuam com cartazes com a foto do professor. Foto: Mariana Rocha / SMAS

A Secretaria Municipal de Assistência Social tem auxiliado nas buscas ao professor aposentado da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), Antonio Petraglia, de 70 anos, desaparecido desde 12 de outubro. Por orientação da secretária Martha Rocha, equipes da Coordenadoria Geral de População em Situação de Rua atuam com cartazes com a foto do professor e as inscrições “desaparecido” e “procura-se”, em um esforço para localizar o idoso, que tem diagnóstico de Alzheimer.

– As buscas estão concentradas principalmente no Centro e na Zona Sul. Queremos fazer a nossa parte para auxiliar e esperamos que o professor seja encontrado o quanto antes -, afirmou a secretária, que determinou o auxílio após informações de que Petraglia poderia estar em situação de rua.

Essa não é a primeira vez que equipes de abordagem da SMAS ajudam a procurar uma pessoa desaparecida. Esse, aliás, é um serviço que costuma ser feito com frequência por assistentes sociais e educadores sociais nas ruas da cidade. Como as equipes atuam 24 horas por dia, inclusive de noite e de madrugada, fazendo busca ativa e oferecendo acolhimento institucional e apoio a pessoas em vulnerabilidade, às vezes recebem pedidos para auxiliar a localizar quem está com paradeiro desconhecido. Há resultados positivos, e a família é avisada assim que se consegue localizar e identificar a pessoa procurada.

No caso do professor Petraglia, o trabalho continua. Ele foi visto pela última vez entrando na pista Cláudio Coutinho, na Urca, Zona Sul do Rio, por volta das 17h do dia 12 de outubro, quando saiu para sua caminhada habitual. Apesar do Alzheimer, Petraglia fazia passeios regulares, por recomendação médica, e era monitorado pela família por meio de um aplicativo de localização — cujo sinal parou na área da trilha. Desde seu desaparecimento, vários órgãos públicos estão mobilizados na busca ao idoso.

Categoria:

  • 24 de outubro de 2025
  • Crédito: Prefeitura do Rio de Janeiro

    Leia Mais em: O Maringá