
Pelo nono mês consecutivo em 2025, Londrina registrou saldo positivo na geração de empregos formais, de acordo com os dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), divulgados hoje (30) pelo Ministério do Trabalho e Emprego (MTE). Em setembro, a cidade teve um saldo de 1.038 vagas, com 10.086 contratações e 9.048 desligamentos, consolidando o ritmo de crescimento no mercado de trabalho local.
Somando os nove primeiros meses, o acumulado do ano já chega a 8.940 novos postos formais de trabalho, uma evolução de mais de 5% do trabalho com registro em carteira na cidade. O número supera com folga os empregos gerados em todo o ano de 2024, quando o saldo dos 12 meses foi de 5.654. Os setores que mais se destacam são o de serviços, com o maior saldo em números absolutos, 5.952, e o da construção, com maior crescimento percentual do mercado de trabalho, 11,47%.
O secretário municipal do Trabalho, Emprego e Renda, César Makiolke, destacou que o desempenho é fruto de um trabalho integrado da Prefeitura para fomentar o desenvolvimento. “Londrina tem sido, de fato, um celeiro de oportunidades. Em todos os setores, temos empresas contratando e a economia girando. A desburocratização, o estímulo à formalização, a qualificação profissional e a atração de novos investimentos são pilares dessa política pública que vem dando resultados concretos”, afirmou.
Além do esforço contínuo para facilitar o ambiente de negócios, da reaproximação com entidades e representantes de classe e do fortalecimento do setor produtivo, a cidade também inovou na forma de conectar trabalhadores às oportunidades. Em setembro, foi realizada a primeira edição da Conecta Norte, uma ação regional inédita de empregabilidade que reuniu os municípios de Cambé, Ibiporã e Londrina em um mutirão conjunto.
O evento mobilizou cerca de 1.200 pessoas e mais de 50 empresas no Ginásio do Moringão e resultou, já no dia da ação, na aprovação ou contratação de cerca de 650 perfis. A iniciativa reforça o compromisso da gestão municipal com políticas públicas que geram impacto real na vida da população e reafirma Londrina como protagonista do estado na geração de empregos. Hoje, a cidade tem o segundo melhor desempenho da empregabilidade no Paraná, atrás apenas de Curitiba.
“Estamos falando de uma cidade que não apenas cresce, mas que constrói caminhos para que esse crescimento seja acessível a todos. As oportunidades estão chegando onde precisam chegar, e isso tem feito toda a diferença na qualidade de vida dos londrinenses. Com criatividade e um trabalho integrado entre os diferentes atores do poder público e da sociedade civil organizada, temos conseguido alcançar grandes resultados”, concluiu Makiolke.
Crédito: Prefeitura de Londrina
Leia Mais em: O Maringá
