sexta-feira, outubro 31

Prefeitura encerra Mês do Servidor com festa e homenagens a mais de 100 profissionais

Encerrando a ampla programação de atividades do Mês do Servidor, a Prefeitura de Londrina realizou nesta quinta-feira (30) uma grande comemoração na praça do Centro Cívico. O evento, que iniciou às 17h e seguiu noite adentro, homenageou mais de 100 servidores que, este ano, completaram mais de 35 anos de carreira no serviço público. A cerimônia, marcada pela presença de muitas famílias, também trouxe várias opções gastronômicas para toda comunidade londrinense celebrar o Dia do Servidor, instituído oficialmente em 28 de outubro.

Foto: Emerson Dias/ NCom

Na abertura oficial da festa, participaram o prefeito Tiago Amaral e o secretário municipal de Recursos Humanos, Rodrigo Souza, e outras autoridades, como a vereadora Profª Flávia Cabral, que é líder do Executivo na Câmara, e o secretário da Indústria, Comércio e Serviços do Paraná, Marco Brasil.

As atividades organizadas em outubro, durante o Mês do Servidor, incluíram palestras voltadas ao cuidado com a saúde, finanças e bem-estar. Uma das primeiras ações foi a expansão da Rede de Descontos do Servidor do Município, que reuniu 60 estabelecimentos comerciais de vários segmentos para oferecer valores especiais aos servidores da Prefeitura e seus dependentes.

Outra iniciativa foi o “Nosso Espaço, Nossa História”, que incentivou as equipes de todas as secretarias e órgãos da administração direta a instalarem uma decoração alusiva às atividades ali desempenhadas. Todos que aderiram a essa proposta e encaminharam imagens para a Secretaria Municipal de Recursos Humanos (SMRH) foram avaliados com base em critérios como valorização do servidor, identidade institucional, harmonia estética, entre outros.

Foto: Emerson Dias/ NCom

E hoje (30), durante a festa do Mês do Servidor, o prêmio foi entregue para a Secretaria Municipal de Planejamento, Orçamento e Tecnologia (SMPOT). Na sala ocupada pela Diretoria de Tecnologia da Informação (DTI), foi instalado o Museu da Tecnologia, com todo o histórico desse setor contado através dos anos. A equipe também organizou um encontro para servidores aposentados; e o prêmio foi entregue de forma simbólica ao servidor Siqueira, apelido de Roberto Barbosa da Silva, que ingressou no Município em 24 de maio de 1988.

Siqueira foi um dos homenageados nesse evento, que convidou todos os 135 servidores com mais de 35 anos de serviço público. Eles foram presenteados com um certificado, reconhecendo os anos de dedicação à cidade de Londrina, e um crachá exclusivo, elaborado em alusão aos anos de serviço no funcionalismo.

Foto: Emerson Dias/ NCom

Outro servidor homenageado foi o assessor tributário da Secretaria Municipal de Fazenda, Fabiano Nakanishi. Aprovado no primeiro concurso realizado pela Prefeitura de Londrina, ele começou a atuar aos 19 anos como fiscal do Município na Secretaria Municipal de Obras e Pavimentação, onde permaneceu por cinco anos.

Atualmente na Fazenda e prestes a completar 35 anos de casa, Fabiano Nakanishi contou que segue motivado e grato pelo seu trabalho, que o direcionou em sua formação acadêmica e contribuiu para a construção de sua família. “Tudo o que eu tenho, devo à Prefeitura. Então eu vejo a Prefeitura como um local extremamente bom. Mesmo com 35 anos, sem brincadeira, acordo todo dia extremamente motivado para trabalhar. E sinto muita gratidão, tenho o maior prazer realmente em estar trabalhando”, confessou.

Para quem está iniciando no serviço público, ou pretende atuar nessa área, Nakanishi deixa um conselho. “Passar em um concurso almejando ganhar muito dinheiro não pode ser a principal motivação. Mas você consegue prestar um bom serviço. Quem tem dedicação e quer trabalhar sempre vai ter bastante trabalho. Meu conselho seria de enfrentar os desafios que nos são propostos. Não se limitar ao cargo, que muita gente faz isso hoje. Participar das oportunidades que a Prefeitura te proporciona, participar de projetos. Isso faz com que você aprenda a gostar do teu trabalho, e você se sinta cada vez mais motivado”, detalhou.

Foto: Emerson Dias/ NCom

Também foi homenageada pela sua carreira de 37 anos a assessora Marta Graciana Parolin Biatto. Ela começou na Secretaria Municipal de Educação com apenas 18 anos, após ser selecionada por um teste seletivo. Por décadas, trabalhou na secretaria da Escola Municipal Salim Aboriham, na zona norte da cidade. Depois foi para a pasta do Governo e, desde julho, está na Secretaria Municipal de Recursos Humanos.

Formada em Pedagogia por sua proximidade e identificação com o ensino, Biatto contou que a estabilidade possível na carreira pública foi o que, inicialmente, a atraiu para se candidatar ao cargo na Prefeitura. Agora, enquanto se prepara para a aposentadoria, ela avalia que essa escolha valeu a pena. “Apesar das dificuldades que tivemos, em várias administrações, a gente conquistou o nosso Plano de Cargos e Carreiras. A partir de 2004, passamos a ter a promoção por conhecimento e a oportunidade do crescimento. Isso abriu oportunidade para os servidores, principalmente de nível Médio e Fundamental, buscarem conhecimento, fazerem mais cursos, irem atrás de uma graduação. E isso é um gabarito dos servidores da Prefeitura de Londrina, que acaba refletindo na atividade, porque é um servidor qualificado”, apontou.

Foto: Emerson Dias/ NCom

Durante o evento, o prefeito Tiago Amaral destacou que Londrina tem um sentimento de gratidão por todos os servidores, que estão presentes nas mais diversas áreas enfrentando desafios diários em prol do bom andamento e desenvolvimento da cidade. “Em nossa campanha do Mês do Servidor, reforçamos a mensagem de que sem o servidor público, a vida seria um caos. Se não fosse a administração pública direta e indireta, não teríamos a cidade organizada e funcionando. Por isso, nossa vontade foi também envolver as empresas e parceiros da iniciativa privada, aqueles que também têm no servidor público uma oportunidade de levar adiante seus negócios”, citou.

Amaral ressaltou ainda que o corpo funcional da Prefeitura forma o centro e a força necessária para que Londrina seja transformada. “Não tenho dúvida de que os sonhos que tenho para esta cidade não serão concretizados sem o comprometimento e o compromisso de vocês. Quero que saibam que vocês têm hoje um cidadão londrinense que respeita cada um de vocês e, acima de tudo, um prefeito que reconhece a importância de cada um. Sempre que tivermos a oportunidade, mesmo diante das dificuldades, faremos mais do que o possível para reconhecer e valorizar o servidor público. Estamos iniciando uma jornada que espero que seja duradoura e frutífera. Que, ao final dessa parceria, eu possa ter contribuído para a melhoria da qualidade de vida, da estrutura e do ambiente de trabalho, e que possamos ter uma cidade que avançou ainda mais para mim, para os londrinenses, para vocês, seus filhos e toda a nossa cidade apaixonante, que é Londrina”, completou.

Crachás exclusivos, entregues pela SMRH ao homenageados. Foto: Emerson Dias/ NCom

Para o secretário municipal de Recursos Humanos, Rodrigo Souza, o Mês do Servidor superou as expectativas e já começaram os planos e ideias para a edição do próximo ano. A proposta é incorporar, também, servidores das esferas federais e estaduais que residem em Londrina, além de propor a ampliação da Rede de Desconto para as prefeituras de Cambé e Ibiporã. “A recepção por parte do servidor foi muito boa. E a campanha de valorização, com vídeos e entrevistas dos servidores dando o seu testemunho do que significa servir, tudo isso foi muito importante. Creio que contribuiu muito para que a população londrinense conhecesse um pouco melhor o que é um servidor público e a importância que ele tem para a vida de todos. A participação das empresas também foi muito bacana, um pouco diferente. Muitas empresas aderiram, e esse é um prenúncio do que a gente pode esperar para o ano que vem”, adiantou.

Foto: Emerson Dias/ NCom

Em relação às homenagens para os mais de 100 servidores que, em 2025, superaram os 35 anos de trabalho no Município, Souza avaliou como um momento de agradecimento. “São anos de dedicação, de serviço e de compromisso não só com a Prefeitura, mas com os londrinenses e com a cidade como um todo. É um jeito de servir ao próximo, é um trabalho muito nobre e que precisa ser valorizado”, concluiu.

Após as solenidades, a festa prosseguiu com apresentações culturais e musicais. As atrações incluem Cleir Brandão, DJ Francielle, MC Rei e o DJ João Cortês. E os food trucks, com variadas opções de comidas e bebidas para o público, seguem abertos até 22h, assim como o Espaço Kids, com brinquedos infláveis para as crianças se divertirem.

Entre as autoridades que participaram da festa do Mês do Servidor, também estavam o vice-prefeito Júnior Santos Rosa, os secretários municipais, mais os vereadores Emanoel, Valdir Santa Fé e Giovani Mattos.

Crédito: Prefeitura de Londrina

Leia Mais em: O Maringá