
A Prefeitura de Londrina, por meio da Secretaria Municipal de Educação (SME), está elaborando, com a participação de diferentes setores do poder público e da sociedade civil, o Plano Municipal da Primeira Infância. O documento tem como objetivo promover ações participativas e intersetoriais, fortalecendo a articulação entre as políticas públicas e garantindo que todas as crianças do município sejam ouvidas e tenham protagonismo nas decisões que afetam seus direitos e seu desenvolvimento.
Segundo a secretária municipal de Educação, Vânia da Costa, o Plano se destina a crianças de 0 a 6 anos, entendendo que uma cidade que garante qualidade de vida para essa faixa etária automaticamente atende com excelência toda a população. “A primeira infância é o período que compreende os primeiros seis anos de vida. É a fase mais decisiva do desenvolvimento humano, pois nela se formam as bases cognitivas, emocionais, sociais e físicas que influenciam toda a vida”, explicou.
Na prática, o Plano redirecionará os serviços ofertados e, consequentemente, as ações do setor privado, com maior integração entre os mesmos, com o objetivo de melhor atender e capacitar os profissionais que trabalham com as crianças da primeira infância (0 a 6 anos), seus responsáveis e cuidadores.
Segundo a gerente de Relações Étnico-Raciais e Diversidade da SME, Eliane Candoti, a intenção do documento é pensar os espaços, as questões ambientais e culturais, a locomoção, a saúde, a educação, a assistência, a oferta de todos os serviços com a perspectiva da primeira infância e a todos que, de algum modo, se fazem presentes no contato com esse público desde a gestação. “Essa proposta reforça o compromisso coletivo com a promoção de uma infância plena, protegida e participativa, de modo que cada criança possa se desenvolver em suas dimensões física, cognitiva, emocional, social e cultural”, disse.
A Secretaria Municipal de Educação atua como coordenadora do Plano, trabalhando em conjunto com outros setores da administração pública e com a sociedade civil, para garantir a efetividade das ações e promover o desenvolvimento integral das crianças. O plano é decenal e durante, a sua elaboração, todos os setores envolvidos apresentam aspectos que podem ser melhorados na cidade, metas e estratégias para o cumprimento das mesmas no decorrer desse período.
Crédito: Prefeitura de Londrina
Leia Mais em: O Maringá
