sexta-feira, novembro 14

Prefeito se reúne com a cônsul-geral da Alemanha para discutir oportunidades de investimentos e parcerias

Fortalecer ainda mais os laços culturais, sociais e econômicos entre Londrina e a Alemanha. Com esse objetivo, o prefeito Tiago Amaral recebeu, na manhã desta sexta-feira (14), em seu gabinete, a cônsul-geral da República Federal da Alemanha no Brasil, Martina Hackelberg, que esteve acompanhada do cônsul-honorário em Londrina, Ricardo Neukirchner.

Na pauta do encontro, a participação de uma delegação londrinense na maior feira de tecnologia industrial do mundo, na cidade alemã de Hannover em 2026; e sobre oportunidades de investimento na cidade, principalmente no segmento de biometano, no qual a Alemanha é líder em produção na Europa.

foto: Calebe Guedes/PML

Durante a conversa, que também teve a participação da diretora de Governança e Relações Institucionais da Secretaria Municipal de Governo, Liz Rodrigues, Londrina também foi confirmada como candidata a sediar a edição 2027 do Encontro Econômico Brasil-Alemanha (EEBA), evento mais importante da agenda bilateral entre os dois países, realizado há mais de 40 anos.

Para estreitar ainda mais os laços entre os dois países, o prefeito e o presidente da Fundação de Esportes de Londrina, (FEL), Felipe Prochet, fizeram ainda um convite formal à cônsul-geral da Alemanha para que a Seleção de Futebol Feminino daquele país tenha Londrina como seu local de treinamentos durante a Copa do Mundo Fifa 2027, a ser realizada no Brasil.

Idioma alemão nas escolas – O prefeito e a cônsul-geral discutiram ainda a possibilidade de incluir o idioma alemão no currículo das escolas municipais, parceria que já está em negociação também com o governo paranaense e deve ter sua implantação em unidades da rede de ensino estadual.

foto: Calebe Guedes/PML

Para o prefeito Tiago Amaral, o encontro com a cônsul-geral da República Federal da Alemanha foi extremamente positivo e as pautas discutidas são mais uma demonstração da relevância cada vez maior da cidade no cenário nacional e internacional.

“Esse encontro de hoje faz parte da nossa grande estratégia, que é a internacionalização e a industrialização da cidade. Ter a Alemanha, um dos grandes polos industriais do mundo, próxima à Londrina é, sem dúvida, um dos grandes caminhos que a gente tem para abrir oportunidades de investimentos. A vinda para cá do Encontro Econômico Brasil-Alemanha, o EEBA, que acontece já há bastante tempo, um evento que reúne mais de 1.500 empresários, investidores e autoridades governamentais dos dois países, é uma oportunidade única”, avaliou Tiago Amaral.

O prefeito também destacou a participação da delegação londrinense na Feira de Hannover, já em abril do ano que vem, e o convite para a seleção feminina de futebol treinar na cidade durante a Copa do Mundo de 2027.

“São outras duas grandes oportunidades de colocar a cidade no cenário internacional. Sem falar na criação de futuros vínculos com a Alemanha, através das nossas crianças, com o ensino do idioma alemão e a perspectiva, inclusive, dessas crianças, irem para a Alemanha, para terminar sua formação”, celebrou o prefeito.

foto: Calebe Guedes/PML

“Grande história com a comunidade alemã” – A cônsul-geral da Alemanha, Martina Hackelberg, que visita Londrina pela quarta vez, disse estar muito motivada com todas as possibilidades de parcerias discutidas com o prefeito e o estreitamento das relações com a cidade.

“Londrina tem uma história grande com a comunidade alemã. Vamos avançar juntos nessas pautas: a feira de Hannover, que vai acontecer em abril do ano que vem e onde Londrina vai estar presente com uma delegação. O encontro econômico Brasil-Alemanha aqui na cidade e a vinda da seleção feminina da Alemanha para treinar aqui, além do fortalecimento dos laços culturais com a parceria para aprendizagem do idioma”, afirmou Hackelberg.

foto: Calebe Guedes/PML

Candidatura forte – O cônsul-honorário da Alemanha em Londrina, Ricardo Neukirchner, se mostrou entusiasmado com a candidatura da cidade para sediar em 2027 o Encontro Econômico Brasil-Alemanha (EBBA), que em 2025 foi realizado em Salvador-Bahia e no ano que vem será no país europeu. Ele classificou a reunião com o prefeito como extremamente positiva para atrair novos investimentos e ampliar ainda mais os laços entre Londrina e a Alemanha.

“Esse evento que a gente está querendo trazer em 2027 para a cidade vai atrair em torno de 1.200 empresários alemães e ministros de Estado. Então, é um encontro econômico muito importante para viabilizar investimentos e gerar empregos e divisas para a cidade. A candidatura de Londrina para sediar o EBBA conta com o apoio do Governo do Estado e vem muito forte. A confirmação deve ocorrer já nas próximas semanas”, afirmou.

Maior economia da Europa – A Alemanha possui a maior economia da União Europeia, respondendo por mais de 24% do PIB total do bloco, seguida da França e Itália. Liderança econômica que é sustentada, principalmente, por segmentos industriais como o automotivo, de engenharia de precisão, farmacêutico e de energia renovável. Com um PIB per capita de 43.400 €, o correspondente a mais de R$ 266.000, o país tem a quarta maior economia do mundo, atrás apenas dos Estados Unidos, China e Japão.

Crédito: Prefeitura de Londrina

Leia Mais em: O Maringá