
A Secretaria Municipal de Políticas para as Mulheres (SMPM) promoverá a campanha dos 21 Dias de Ativismo pelo Fim da Violência contra as Mulheres, com diversas ações de prevenção e enfrentamento à violência contra as mulheres. A campanha se inicia com o Dia da Consciência Negra, na quinta-feira (20) e abrange outras datas importantes, como o Dia Internacional para a Eliminação da Violência contra as Mulheres, celebrado em 25 de novembro, e o Dia Nacional de Mobilização dos Homens pelo Fim da Violência contra as Mulheres, em 6 de dezembro. As atividades se encerram no Dia Internacional dos Direitos Humanos, em 10 de dezembro.
Segundo a secretária municipal de Políticas para as Mulheres, Marisol Chiesa, a campanha tem como objetivo principal sensibilizar e orientar a população sobre as diferentes formas de violência contra as mulheres. “Também visa promover o diálogo sobre o impacto da violência na vida das mulheres, suas famílias e da sociedade em geral, bem como fortalecer as iniciativas voltadas à proteção e à defesa dos direitos de todas as mulheres”, destacou.
A campanha contemplará diversas atividades nos territórios, visando ampliar a divulgação dos serviços especializados de atendimento às mulheres em situação de violência doméstica e familiar. Entre eles estão o Centro de Referência de Atendimento à Mulher (CAM), que oferece atendimentos de serviço social, psicologia e orientação jurídica, e a Casa Abrigo Canto de Dália (CACD), destinada ao acolhimento de mulheres em iminente risco de morte ou sob grave ameaça, acompanhadas ou não de seus filhos e filhas de até 18 anos.
Centro de Oficinas para Mulheres – Também integram a programação as atividades do Centro de Oficinas para Mulheres (COM), que oferece cursos de qualificação profissional para o mercado de trabalho, a geração de renda e o empreendedorismo feminino. As capacitações contribuem para a promoção da autonomia financeira das mulheres, uma das condições fundamentais para romper os ciclos de vulnerabilidade social e violência doméstica.

Na próxima terça-feira (25), às 14h, por exemplo, haverá uma roda de conversa com o tema “Relacionamento saudável: é possível?” na sede do COM, para mulheres acima de 18 anos e residentes em Londrina. A palestra será ministrada pela gerente do CAM, Fernanda Mello, e mediada pela psicóloga da SMPM, Lisnéia Rampazzo.
A atividade tem como objetivo ajudar as mulheres a identificar, ainda no início, os sinais de abuso nos relacionamentos, possibilitando que interrompam o ciclo de violência antes que ele se agrave. Ao reconhecer comportamentos controladores, manipuladores ou agressivos logo no começo, é possível adotar medidas preventivas para proteger a integridade física, emocional e psicológica das vítimas.

Ônibus Lilás – Na quarta-feira (26), das 9h às 17h, o Ônibus Lilás estará em Londrina, na Rua Tamarino, 136, Jardim Marabá, em frente ao CRAS Leste. No local, serão divulgados os serviços voltados às mulheres nas áreas de políticas para as mulheres, assistência social, pessoa idosa, saúde e trabalho. Também haverá atendimentos de serviço social, psicologia, orientação jurídica, oferta de vagas de emprego, inscrições em programas sociais e serviços de saúde, como testes rápidos para Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs) e orientações sobre dengue e animais peçonhentos.
Outra inciativa da Secretaria que também participará da campanha é a Feira Arte Mulher Empreendedora. A programação inclui ainda uma roda de conversa com as mulheres atendidas pelo CRAS Leste, com a participação da juíza Cláudia Bertola, titular do 1º Juizado de Violência Doméstica e Familiar contra a Mulher de Londrina.
Clique aqui para acessar a programação completa da Campanha 21 Dias de Ativismo pelo Fim da Violência contra as Mulheres em Londrina.
Crédito: Prefeitura de Londrina
Leia Mais em: O Maringá
