ABIN torna públicos mais de 1.100 documentos produzidos durante a pandemia de Covid-19 — Agência Gov

Agência atuou em prol da sociedade e do Estado brasileiros ao longo de toda a crise, há cinco anos

Pela primeira vez na história da Agência Brasileira de Inteligência (ABIN), mais de 1100 documentos de Inteligência agora estão disponíveis em seu site, num gesto de transparência ativa. Os documentos foram produzidos pelos profissionais da ABIN durante a pandemia de Covid-19, que completou cinco anos.

A sociedade pode ter acesso a todos eles na aba Acesso à Informação.

A pandemia representou uma crise sem precedentes, que resultou numa série de documentos elaborados pela ABIN para assessorar o Estado brasileiro em seu enfrentamento. A instituição se organizou para lidar com o novo tema em frentes diversas.

Nesse sentido, foram criados grupos de trabalho para o acompanhamento da pandemia em áreas temáticas como saúde pública, dinâmica social, consolidação de medidas governamentais, estruturas estratégicas e serviços públicos, sistema penitenciário e segurança pública, dentre outras. O resultado foi a produção de documentos em todas as áreas acompanhadas com vistas a assessorar as autoridades no gerenciamento da crise.

“Os efeitos devastadores da pandemia ameaçaram a ordem democrática e desafiaram as instituições. A sobrevivência do Estado Democrático de Direito dependeu de informações confiáveis. Naquela ocasião extrema, a Agência reafirmou que se dirige para a democracia e à sociedade brasileira” analisa Anna Cruz, diretora da Escola de Inteligência.

A promoção da transparência e do acesso à informação é uma das diversas atribuições do Sistema de Integridade, Transparência e Acesso à Informação da Administração Pública Federal (SITAI), cujo órgão central é a Controladoria-Geral da União (CGU). Cabe à CGU monitorar o cumprimento, pelos órgãos e entidades do Poder Executivo federal, das obrigações legais de publicidade de informações.

Nesse contexto, a iniciativa da Agência Brasileira de Inteligência (ABIN) de divulgar, de forma voluntária, mais de mil documentos de Inteligência produzidos durante a pandemia de COVID-19 representa um avanço significativo. Ao ir além do que é exigido pela legislação, a ABIN fortalece a cultura de transparência ativa na Administração Pública e contribui para o aprimoramento das práticas de integridade, prestação de contas e controle social.

Epidemiologia matemática

Você sabia que uma das frentes de atuação da ABIN durante a pandemia de Covid-19 foi a epidemiologia matemática?

Quando modelos matemáticos são concebidos para serem aplicados a epidemias e pandemias, fala-se em Epidemiologia Matemática. Sua utilização ajuda na tomada de decisões, ao possibilitar que se levantem dados e que se faça uso da Ciência de Dados para responder perguntas e gerar Inteligência em assessoramento ao Governo Federal.

Em 2020, os modelos de Epidemiologia Matemática gerados pela ABIN apontavam a necessidade de diminuir a mobilidade social e a existência de subnotificação de casos.

Leia a matéria na íntegra para saber mais sobre o trabalho de epidemiologia matemática realizado pela ABIN na pandemia.

Fonte: Agência Gov