
Os fins de semana do INSS são marcados por mutirões de atendimento em todo o Brasil. Iniciativa faz parte da estratégia nacional para acelerar concessão de benefícios
Com o esforço concentrado para reduzir a fila de espera, os fins de semana do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) estão sendo marcados por mutirões de atendimento em todo o Brasil. Em Goiânia (GO), para o último sábado (27/9) e domingo (28), foram disponibilizadas 960 vagas para antecipação de perícias médicas. Com a parceria do Ministério da Previdência Social (MPS), 12 médicos peritos atenderam a população local.
- Descrição da imagem: Segurados do INSS aguardam atendimento durante mutirão de atendimento em Goiânia (GO). Foto: Ana Paula Ergang/ Ascom INSS.
O presidente do INSS, Gilberto Waller Júnior, marcou presença na ação. Ele explica que as agências do INSS estão fazendo mutirões em fins de semana para adiantar as etapas necessárias para concessão do Benefício de Prestação Continuada (BPC/LOAS) e dos Benefícios por Incapacidade.
“Esses mutirões estão ocorrendo no Brasil todo, a ideia é antecipar fila, fazer um atendimento num dia e horário que o segurado não precisa perder sua jornada de trabalho, não precisa deixar os filhos na escola. É uma maneira do INSS abrir, inclusive sábado e domingo, para poder trazer um atendimento cada vez melhor para o nosso segurado”, destaca Waller.
-
- Descrição da imagem: Servidora do INSS realiza atendimento durante mutirão em Goiânia (GO). Foto: Ana Paula Ergang/ Ascom INSS.
Segundo o presidente do Instituto, em Goiânia, o INSS conseguiu antecipar perícias que estavam marcadas para 2026, trazendo mais cidadania para essas pessoas. Esse é o caso da gestante Rayane Lima: “Foi muito rápido o atendimento, conforme eu cheguei. Se não fosse o mutirão ia demorar mais.”
Durante a ação, o aposentado Aurivaldo Lourenço Rodrigues, que veio acompanhando a esposa, fez questão de conversar com o presidente do INSS. Ele teve descontos associativos de R$2.100,00 em sua aposentadoria, mas já recebeu o ressarcimento do valor. “Estou muito feliz, esse dinheiro vai fazer a diferença. Hoje eu vim com minha esposa e com o filho dela, que foi atendido às 9h40. Cumpriram o horário certinho”, contou.
-
- Descrição da imagem: Presidente e servidores do INSS durante mutirão de atendimento em Goiânia (GO). Foto: Ana Paula Ergang/ Ascom INSS.
Crédito: Agência Gov
Leia Mais em: O Maringá