terça-feira, setembro 23

Agricultura digital: parceria com New Holland vai beneficiar 4,5 mil alunos de colégios agrícolas

O Governo do Estado anunciou nesta terça-feira (23) uma ação inédita para capacitar professores e estudantes de 29 colégios agrícolas estaduais em Agricultura Digital. A iniciativa é fruto de uma parceria com a New Holland, multinacional do setor de maquinário e tecnologia agrícola, que apoiará a oferta de formações completas e gratuitas a alunos e educadores da rede estadual. Ao todo, 40 professores e mais de 4,5 mil estudantes do Ensino Médio Técnico serão diretamente beneficiados.

O anúncio da parceria foi feito em cerimônia na sede da empresa, em Curitiba, e contou com a participação do vice-governador Darci Piana. “Este é mais um exemplo de como o Governo do Paraná, juntamente com as empresas, está fazendo do nosso Paraná o melhor estado do Brasil”, disse o vice-governador. “Imaginem, daqui a oito ou dez anos, quantos desses jovens, meninos e meninas, vão estar trabalhando no campo do Paraná e melhorando aquilo que já fazemos bem feito”, acrescentou Darci Piana.

A ação permitirá que estudantes da rede estadual recebam aulas de Agricultura Digital e tenham contato direto com o que há de mais moderno em inovação e tecnologia de ponta no agronegócio. Segundo o secretário de Estado da Educação, Roni Miranda, a parceria estratégica deve beneficiar tanto os futuros profissionais quanto o próprio setor produtivo. “Todas aulas foram pensadas para atender a demanda real do mercado, com foco naquilo que o campo precisa. Dessa forma, nossos estudantes devem chegar ainda mais preparados e qualificados para o mundo do trabalho. É um investimento no futuro do campo paranaense”, afirmou.

AGRICULTURA DIGITAL – Por meio da parceria, a New Holland apoiará a Secretaria de Estado da Educação (Seed-PR) na implantação da disciplina de Agricultura Digital para estudantes das 2ª e 3ª séries do Ensino Médio, nos cursos técnicos em Agropecuária e Agricultura.

A grade escolar incluirá conteúdos como conectividade e gestão no campo, funcionamento dos Sistemas Globais de Navegação por Satélite (GNSS), tecnologias aplicadas às máquinas agrícolas e internet das coisas (IoT), por exemplo.

Além disso, desde o início do ano, a New Holland já tem promovido imersões práticas em tecnologias de agricultura de precisão junto a professores e alunos de colégios agrícolas do Paraná.

No Centro Estadual de Educação Profissional Agrícola (Ceepa) de Cruz Machado, no Sul, por exemplo, estudantes tiveram contato com simuladores de pulverização e sistemas de navegação por satélite, tecnologia capaz de automatizar processos como a colheita. “Aprendemos na prática como a tecnologia pode melhorar a produtividade e a agricultura de precisão no campo”, afirmou Lucas Arndt, de 16 anos, estudante da 2ª série do Ensino Médio Integrado ao curso técnico em Agropecuária. “Sempre sonhei em estudar em colégio agrícola, pois é o ramo que eu quero seguir. Moro com meus pais no Interior, onde produzimos cultivares e animais, e com certeza vou levar todo esse conhecimento para casa também”, acrescentou.

Já a capacitação dos 40 professores ocorrerá em formato virtual, com encontros presenciais trimestrais ou semestrais. Os docentes adquirirão conhecimentos sobre utilização de ferramentas em campo, performance dos equipamentos e novas tecnologias agrícolas, entre outros, que serão repassados aos alunos. Materiais como plano de aula, mapas mentais, guias e manuais de operação das máquinas também serão disponibilizados aos educadores.

COLÉGIOS AGRÍCOLAS – Por meio da Seed-PR, o Governo do Estado mantém 29 colégios agrícolas, que atendem mais de 7,5 mil estudantes em diferentes regiões do Paraná.

As instituições integram a rede estadual de ensino e ofertam, além da grade curricular comum, uma variedade de cursos técnicos, que vão de agricultura e agropecuária a áreas como saúde, tecnologia e meio ambiente.

A diversidade de conhecimentos permite que os alunos escolham a formação que mais se alinha aos seus interesses profissionais. A proposta visa formar profissionais altamente capacitados para atuar no setor agropecuário, suprindo a carência de mão de obra qualificada.

Fonte: AEN PR