A Sanepar produz em média 72 bilhões de litros de água por mês. Para garantir a qualidade desta água, que pode ser bebida direto da torneira, equipamentos e profissionais especializados monitoram os parâmetros de potabilidade estabelecidos pelo Ministério da Saúde. A capacidade de atender e gerar resultados analíticos com precisão e exatidão para atendimento destes parâmetros é reconhecida pelo Inmetro, com a certificação na norma ABNT NBR ISO 17025.
“Além das estruturas que fazem análises de hora em hora nas estações de tratamento de água, a Sanepar mantém laboratórios de referência que analisam a conformidade e aferem os resultados destas análises. Esta acreditação do Inmetro vem mostrar o quanto nossos processos são confiáveis e correspondem a padrões internacionais”, afirma o diretor-presidente da Sanepar, Wilson Bley.
Atualmente os quatro laboratórios de referência da Sanepar no Estado, responsáveis pela avaliação de conformidades, têm certificação ISO 17025: Cascavel (acreditação nº CRL 1512), Curitiba (acreditação nº CRL 1544), Londrina (acreditação nº CRL 1537) e Maringá (acreditação nº CRL 1501).
A primeira certificação desta Norma foi recebida em 2020 por Maringá, no Noroeste, que acaba de ter a confirmação desta certificação após auditoria da Coordenação Geral de Acreditação (CGCRE/Inmetro), principal organismo de avaliação da conformidade no Brasil. O reconhecimento atesta que o laboratório segue critérios técnicos rigorosos para a análise dos processos, de acordo com a legislação brasileira.
“Nossa acreditação foi renovada por mais dois anos. Esta é sem dúvida uma conquista da nossa equipe, sempre empenhada na aplicação das ferramentas da qualidade no processo”, comemora o engenheiro químico e coordenador do laboratório de Maringá, Fernando Araújo.
Ele explica que o escopo acreditado envolve parâmetros de monitoramento de potabilidade de água e também do padrão de lançamento de efluentes. “Nossos laboratórios têm áreas que analisam amostras de água e áreas que analisam esgoto. Temos, então, a qualidade dos dois processos de tratamento da Sanepar dentro da norma ISO 17025”, afirma. A renovação reafirma a confiabilidade dos processos de monitoramento da qualidade da água fornecida à população e do esgoto tratado, que é devolvido aos rios.
Araújo esclarece que os processos de análise são feitos em diferentes periodicidades (mensais, bimestrais e semestrais) conforme os requisitos estabelecidos. “A acreditação avalia uma série de requisitos técnicos em relação à forma como o laboratório realiza suas análises. Ela avalia se o laboratório está preparado na gestão dos seus processos e na competência de quem faz essa análise. Com essa acreditação, o laboratório tem a garantia de que os resultados lançados para o Ministério da Saúde e órgãos ambientais são confiáveis”, ressalta.
INTERNACIONAL – A acreditação na Norma ISO 17025 avalia a capacidade do laboratório de gerar resultados analíticos com precisão e exatidão, permitindo a rastreabilidade no sistema internacional de medição (SI). Para isso é preciso ter equipamentos calibrados, equipe de profissionais especializada e métodos confiáveis de medição.
A gerente de Avaliação de Conformidades da Sanepar, Cynthia Malaghini, responsável pela gestão dos quatro laboratórios do Estado, avalia que a certificação valida o conjunto de metodologia, equipamentos e profissionais que compreendem os laboratórios. “Além disso, monitoramos o ambiente, mantemos atualizada a equipe sobre a metodologia que deve ser seguida para o desempenho da cada atividade”, diz.
“Ser acreditado pelo Inmetro dentro de uma norma de padrão internacional significa que estamos cumprindo a missão de fornecer para a população a qualidade tanto da potabilização da água quanto o tratamento do esgoto que vai ser devolvido para a natureza”, afirma. “A confiabilidade do que fazemos nos nossos laboratórios é, sem dúvida, um valor acrescido aos produtos e serviços que a Sanepar entrega”, ressalta.
Fonte: AEN PR