
Quinze alunos do Centro de Educação Infantil (CEI) Estrelinha participaram do plantio de dez mudas de árvores, na Praça Nishinomiya. A ação foi realizada na manhã desta sexta-feira (7), em comemoração à Semana da Irmandade Londrina-Nishinomiya, que em 2025 comemoram 49 anos de irmandade.
As crianças, com idade entre 4 e 5 anos, plantaram mudas das espécies Ipê Guatemala, Pitanga, Araçá, Acerola, Ipê branco, Resedá gigante, Sibipiruna e Ingá. Além dos alunos do CEI, outras crianças e moradores do bairro também participaram.
A Secretaria Municipal de Governo coordenou a atividade, em parceria com a Secretaria Municipal do Ambiente, Secretaria Municipal de Educação, Guarda Municipal de Londrina e Associação de Intercâmbio Londrina – Nishinomiya.
A coordenadora de Programas e Projetos da Secretaria Municipal de Governo, Cláudia Veiga Prazeres, disse que a ação é um gesto simbólico de união, amizade e cuidado com o meio ambiente, valores que fortalecem os laços entre Nishinomiya a comunidade londrinense. “Um ato simples, mas cheio de significado, que faz florescer vida, aprendizado e conexão entre as pessoas”, ressaltou.
Para a assessora de Educação Ambiental da Sema, Lidiane Damiani Isidoro, é inspirador ver a empolgação e a alegria das crianças ao plantarem uma árvore e sentirem a terra nas mãos. “Elas demonstram curiosidade em descobrir qual espécie estão colocando no solo e como ela será no futuro. Atividades como essa são fundamentais para fortalecer a conexão e o carinho pela natureza”, afirmou.
Declaradas cidades-irmãs desde 1976, Londrina e Nishinomiya têm desenvolvido, ao longo desses anos, ações mútuas de cooperação internacional e intercâmbio cultural. A Semana da Irmandade Londrina–Nishinomiya integra esse conjunto de iniciativas e foi inserida no calendário oficial de comemorações do Município por meio da Lei nº 13.006, de 2020.
Crédito: Prefeitura de Londrina
Leia Mais em: O Maringá
