quarta-feira, outubro 22

Aterro do Lago Igapó recebe a Caminhada Rosa neste sábado (25)

Neste sábado (25), das 8h às 13h, o Aterro do Lago Igapó será palco de uma caminhada especial de 5 km, a Caminhada Rosa, que contará com acompanhamento de educadores físicos e diversas atividades para adultos e crianças. Toda a família está convidada a participar, e solicita-se o uso de camiseta rosa ou branca. A caminhada terá início às 8h30, na área do Aterro localizada próximo à rotatória da Avenida Ayrton Senna da Silva.

A ação faz parte da programação do Outubro Rosa, mês dedicado ao reforço dos cuidados preventivos contra os cânceres de mama e de colo de útero. A iniciativa é da Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), e conta com diversos parceiros.

A secretária municipal de Saúde, Vivian Feijó, que participará da caminhada, convidou todos os londrinenses a seguirem unidos na luta contra o câncer de mama, fortalecendo a aproximação entre os serviços de saúde e a comunidade. “O Outubro Rosa é um mês dedicado à prevenção e conscientização sobre o câncer de mama. Por isso, realizamos em Londrina um calendário robusto de atividades voltadas à população, abrangendo diversas faixas etárias e grupos sociais. Encerramos essa programação com a Caminhada Rosa, um convite às entidades, empresas, grupos e à população em geral para que, juntos, reforcemos esse compromisso com a prevenção e o cuidado contínuo com a saúde da mulher. Agradeço a todos os movimentos e pessoas que se envolveram e contribuíram para que o Outubro Rosa em Londrina acontecesse de forma tão intensa e significativa”, destacou.

Divulgação

No aterro, serão ofertados os seguintes serviços e atrações: avaliação das mamas; orientação sobre o câncer de mama; agendamento de mamografia; aplicação de vacina contra HPV para o público-alvo; verificação de pressão arterial e HGT (medição de glicemia capilar); alongamento; massagem; auriculoterapia; testagem rápida de Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs); orientações de defesa pessoal; avaliação bucal; orientações sobre anticoncepcionais; atividades de saúde mental; orientações sobre Parada Cardiorrespiratória (PCR) e Obstrução de Vias Aéreas por Corpo Estranho (Ovace); avaliação dos olhos; orientações sobre dengue e animais peçonhentos; apresentações culturais e aula de zumba.

Para as crianças, haverá diversas atividades recreativas, entre elas xadrez gigante, perna de pau, basquete e dança. Além disso, o evento é pet friendly, ou seja, é permitido levar animais de estimação.

A ação contará com a presença de profissionais de diversas áreas, como médicos, enfermeiros, educadores físicos, farmacêuticos, nutricionistas, dentistas, administradores, agentes comunitários de saúde, agente de combate às endemias, fisioterapeutas, auxiliares e técnicos de enfermagem e condutores socorristas. Alunos dos cursos de Medicina da Universidade Estadual de Londrina (UEL) e da Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUC) Londrina, de Fisioterapia da Faculdade Positivo e UEL, e de Enfermagem do Centro de Educação Profissional Mater Ter Admirabilis também estarão presentes.

São parceiros da caminhada, além da Prefeitura, a Secretaria Municipal de Defesa Social, por meio da Guarda Municipal (GM); Companhia Municipal de Trânsito e Urbanização (CMTU); Fundação de Esportes de Londrina (FEL); Ambulatório de Mastologia do Hospital do Câncer de Londrina (HCL); Hospital do Câncer de Londrina; Hospital Evangélico; Hospital da Zona Norte; Hospital da Zona Sul; Hospital Universitário; Irmandade Santa Casa de Londrina; Faculdade Positivo; Projeto Caminho Rosa.

Crédito: Prefeitura de Londrina

Leia Mais em: O Maringá