
Encerrando a programação desta temporada, o projeto Toda Quinta tem História, mantido pela Diretoria de Bibliotecas da Secretaria Municipal de Cultura (SMC), realiza a última atividade de 2025 na Biblioteca Lupércio Luppi nesta quinta-feira (13). O início será às 10h, com entrada franca, e a unidade fica localizada na avenida Saul Elkind, 790, região norte. O livro da vez será “Lobo grande e lobo pequeno”, de Nadine Brun-Cosme e Olivier Tallec, que será interpretado em uma apresentação conduzida pela pedagoga e educadora Renata Suzue.
Pessoas de todas as idades são bem-vindas ao evento, sem a necessidade de inscrição prévia, e escolas e projetos interessados em agendar grupos de visita podem entrar em contato pelo telefone (43) 3329-0316 para verificar a disponibilidade.
A obra escolhida trata da vida de um grande lobo solitário que mora no alto de uma colina, e, em meio à sua rotina simples diária, passa a conviver com um lobo pequeno que surge inesperadamente. “A questão levantada é se o lobo maior aceitará facilmente o menor ou não, e quais impactos e mudanças podem ser trazidos por esse encontro. A história é linda e convida os leitores para uma viagem incrível, comovente e poética”, indicou Renata Suzue.
De acordo com a professora ministrante, a seleção do livro levou em conta o fato de haver uma abordagem simples para ilustrar uma situação complexa. “A narrativa transita de forma belíssima por questões como sentimentos, a necessidade do outro, a saudade, as formas delicadas e simples de cativar alguém especial, ou seja, a inexplicável afinidade que temos por alguém que nos agrada”, citou Suzue.
Para tornar a experiência lúdica ainda mais interessante, a contadora utilizará uma série de elementos como forma de prender a atenção dos espectadores. O conjunto de apetrechos inclui bonecos e um tapete de tecido com os personagens. Ao término do encontro, será montada uma roda de leitura com o manuseio do tapete para as crianças experimentarem essa forma de narrativa, com conversas e prosas.
A expectativa para a última contação de 2025, segundo Suzue, assim como o objetivo geral do projeto Toda Quinta tem História, é aproximar mais e mais pessoas para o mundo mágico e transformador da leitura.
“A ideia sempre é aproveitar essa riqueza literária que ninguém pode nos tirar, e, assim, presentear o público, principalmente as crianças, criando vínculos para 2026. Com isso, teremos uma nova programação de encontros literários marcados, um tempo especial juntos para apreciarmos belas histórias e ampliarmos nosso repertório cultural. E todo mundo pode chegar, eu brinco que a faixa etária da iniciativa vai de 0 a 120 anos”, contextualizou.
Sobre o projeto – Iniciado em 2017, o projeto Toda Quinta Tem História conta com o apoio de voluntários, convidados e servidores. A cada semana, uma das bibliotecas públicas municipais de Londrina recebe uma sessão de contação de histórias, incentivando a interação das crianças com os enredos. A iniciativa tem como objetivo estimular o hábito da leitura, além de desenvolver a imaginação e a criatividade do público infantil.
Crédito: Prefeitura de Londrina
Leia Mais em: O Maringá
