
De 7 de outubro a 15 de novembro, a Biblioteca Demonstrativa Maria da Conceição Moreira Salles (BDB), do Ministério da Cultura (MinC), em Brasília, promove a Turma 1 do Curso de Libras para Produtores Culturais, com aulas ministradas por Michel Platini e realização do CentroDH, com fomento da Secretaria de Cultura do Distrito Federal e apoio do Grupo Estruturação, Instituto Incluir e Biblioteca Demonstrativa. As aulas serão realizadas online, às segundas e sextas-feiras, das 16h às 18 horas, e transmitidas ao vivo pelo canal da BDB Cultural no YouTube .
Gratuito, o curso tem como objetivo oferecer formação de qualidade sobre inclusão e acessibilidade, permitindo que produtores culturais e frequentadores da Biblioteca Demonstrativa ampliem suas habilidades de comunicação em Língua Brasileira de Sinais (Libras). Voltado para jovens e adultos, a iniciativa busca fortalecer a participação de pessoas surdas na cena cultural, promovendo práticas mais inclusivas.
“Libras é a língua oficial das pessoas surdas no Brasil e possui gramática, estrutura e até variações regionais próprias. Diferente do que muitos pensam, não se trata de uma tradução literal do português, mas de uma língua única, cuja estrutura de frases é própria. Seu domínio é fundamental para garantir acesso à educação, cultura, saúde, direitos e participação social para milhões de brasileiros surdos”, ressalta Michel Platini, que é tradutor e intérprete de Libras, ativista de direitos humanos, presidente do Estruturação e do CentroDH, fundador do primeiro sindicato de intérpretes do Brasil, com trajetória reconhecida na luta por acessibilidade e direitos da comunidade surda e LGBT+.
As inscrições para a Turma 1 estão abertas e podem ser realizadas por meio do formulário disponível na bio do perfil da @bdbcultural no Instagram . A transmissão online pelo YouTube da BDB Cultural permite que participantes de diferentes regiões do país acompanhem as aulas em tempo real. Além disso, a atividade emite certificado para aqueles que preencherem a lista de presença disponibilizada durante o curso.
Sobre a programação cultural da BDB
A programação cultural da Biblioteca Demonstrativa Maria da Conceição Moreira Salles é realizada por meio do Termo de Colaboração nº 950548/2023, celebrado entre o Ministério da Cultura, por meio da Secretaria de Formação Cultural, Livro e Leitura (Sefli), e o Instituto Incluir, uma organização da sociedade civil. Fundada em 1970 e localizada em Brasília, Distrito Federal, essa instituição tem caráter público federal. Com a missão de ser uma biblioteca experimental que promove novos paradigmas de normatização e disseminação de boas práticas no campo das bibliotecas públicas, buscando sempre estar na vanguarda. Além disso, ela desempenha um papel fundamental na democratização do acesso à leitura, na formação de novos leitores, na promoção da literatura brasileira e na contribuição para o aprimoramento dos profissionais que atuam em todo o Sistema Nacional de Bibliotecas Públicas.
Crédito: Agência Gov
Leia Mais em: O Maringá