terça-feira, setembro 23

Carreta Saúde da Mulher realiza mais de mil atendimentos em São José dos Pinhais

O Governo do Estado, por meio da Secretaria da Saúde (Sesa-PR), atendeu 1.026 mulheres na primeira parada da Carreta Saúde da Mulher, em São José dos Pinhais, durante a semana passada. Os atendimentos fazem parte da Campanha Paraná Rosa 2025 e incluíram, além da demanda do município, pacientes de Almirante Tamandaré, Piraquara e Fazenda Rio Grande. A unidade móvel passará em 54 cidades ofertando consulta médica e exames preventivos de câncer de mama, tireoide e colo do útero.

Em São José dos Pinhas formam 749 exames – 175 mamografias, 451 ultrassonografias e 123 papanicolaus. Após o procedimento, 277 mulheres precisaram passar por consultas com médico clínico geral, quando receberam orientações sobre os resultados e eventuais tratamentos a seguir. O acompanhamento dessas pacientes continuará por meio das secretarias municipais de Saúde.

“A Carreta Saúde da Mulher teve uma grande adesão em São José dos Pinhais e região e agora seguimos para outros municípios. Esse é o nosso objetivo: levar para perto da população o atendimento de saúde necessário para prevenir doenças e salvar vidas”, destacou o secretário de Estado da Saúde, Beto Preto.

CERRO AZUL – Até sábado (27), a Carreta Saúde da Mulher recebe as mulheres de Cerro Azul, Adrianópolis e Doutor Ulysses. O veículo está na Praça Monsenhor Celso, no Centro de Cerro Azul, com atendimento de segunda a sexta-feira, das 8h às 19h, e aos sábados, das 8h às 17h, mediante agendamento pelos municípios.

NOVAS CIDADES – A Secretaria da Saúde incluiu seis novos municípios na lista de abrangência dos atendimentos da Carreta Saúde da Mulher: Pinhalão, Santana do Itararé, Andirá, Barra do Jacaré, Nova Londrina e Farol. Agora, 54 cidades paranaenses serão beneficiadas pelo projeto.

PARANÁ ROSA – A ação faz parte da 7ª edição do Paraná Rosa, que terá outras ações de conscientização, prevenção, autocuidado e acesso a serviços essenciais de saúde da mulher, principalmente em relação ao câncer de mama e ao câncer de colo do útero.

Como parte das atividades, será promovida a Corrida da Vigilância em Saúde, em Curitiba, em prol da luta contra o câncer de mama. O objetivo é mobilizar a sociedade, dar visibilidade e incentivar a prática de atividade física entre servidores e a comunidade.

Também haverá a exibição, durante o mês de outubro, do filme “Câncer com Ascendente em Virgem”, de Rosane Svartman, que mostra a rotina de uma professora e influenciadora digital ao descobrir o câncer de mama.

Ele será exibido em 60 municípios, em parceria com o Sesc-PR e a Secretaria de Estado da Cultura, e haverá também um bate-papo para incentivar o cuidado preventivo do câncer entre as mulheres.

Ainda com foco na prevenção, o Governo do Estado está distribuindo 150 mil Cartilhas da Saúde da Mulher nas 22 Regionais de Saúde do Paraná. Os materiais têm informações sobre prevenção, autocuidado e direitos da mulher.

Fonte: AEN PR