A Carreta Saúde da Mulher, que está percorrendo o Paraná e presta exames gratuitos às mulheres, zerou a fila de exames de mamografia do município de Cerro Azul, no Vale da Ribeira, onde esteve na última semana. De acordo com o levantamento da Secretaria de Estado da Saúde (Sesa), atualizado nesta segunda-feira (29), a unidade móvel realizou 431 atendimentos para esse tipo de exame.
Cerro Azul foi o segundo município percorrido pela Carreta desde que iniciou os atendimentos, no dia 16 de setembro, em São José dos Pinhais. Durante a semana em que a carreta esteve em Cerro Azul foram realizados 1.266 atendimentos. Além dos exames de mamografia, foram 418 ultrassonografias, 93 exames papanicolaus. Além disso, após o procedimento 324 mulheres precisaram passar por consultas com médico clínico geral e receberam orientações sobre os resultados e eventuais tratamentos a seguir.
O acompanhamento dessas mulheres continuará pelas secretarias municipais de Saúde. Mulheres de municípios vizinhos e da área rural também foram atendidas.
“A iniciativa leva não apenas exames diagnósticos, mas a oportunidade de descentralizar o atendimento e aproximar os serviços das paranaenses. A ação idealizada pela primeira-dama do Estado, Luciana Saito Massa, pretende alcançar mais de 18 mil mulheres até dezembro”, disse o secretário estadual da Saúde, Beto Preto.
No total, o Governo do Estado, por meio da Sesa, já atendeu 2.292 mulheres. Os atendimentos fazem parte da Campanha Paraná Rosa 2025 e incluíram, além das demandas de São José dos Pinhais e Cerro Azul, mulheres de municípios próximos, como Almirante Tamandaré, Piraquara, Fazenda Rio Grande, Adrianópolis e Doutor Ulysses.
“Tínhamos uma fila ali represada de 250 mulheres aguardando para fazer a mamografia, que conseguimos realizar na carreta. Então, fazendo o exame no município, mais perto de casa e sem precisar deixar o filho com a vizinha, por exemplo, agilizou muito”, explicou o secretário municipal de Cerro Azul, Myke Renan Santos dos Reis de Lara. “A gente fez um mutirão nas unidades de saúde, fizemos busca ativa das pacientes que não tinham realizado nenhum exame no último ano e estamos esgotar as vagas ofertadas pela carreta”.
Nazira Arpes, de 44 anos, fez pela primeira vez o exame de mamografia. “Vi que agora uma mulher acima de 40 anos já pode fazer e aí aproveitei. A carreta ajudou muito e nem precisei sair da cidade”, disse.
“Quando idealizamos o Paraná Rosa em 2019, pensamos justamente em mulheres como as do Vale do Ribeira, que muitas vezes enfrentam grandes distâncias para acessar um serviço de saúde. Ver essa carreta chegando perto de quem mais precisa, garantindo exames e consultas, é a certeza de que estamos cumprindo a nossa missão: levar cuidado, acolhimento e dignidade. Mais do que prevenção, estamos oferecendo um gesto de humanidade e proximidade com cada mulher paranaense”, ressaltou Luciana Saito Massa, primeira-dama do Estado.
PARANÁ ROSA – A Carreta Saúde da Mulher passará por 13 cidades ofertando consulta médica e exames preventivos de câncer de mama, tireoide e colo do útero. Ao todo, mulheres de 58 municípios paranaenses serão beneficiadas pela iniciativa do Governo do Estado, via Sesa, e que foi viabilizada por meio de uma parceria com a Volkswagen do Brasil, no âmbito do programa Paraná Competitivo, com um investimento de R$ 10,8 milhões.
Luzia Medeiros, de 56 anos, adiantou o exame da tireoide. “Me ajudou muito, pois, assim, quando for na consulta já estou com ele pronto. Sou nascida e criada aqui em Cerro Azul e esse atendimento está fazendo a diferença para nós, mulheres. Hoje mesmo agendei e fui atendida”, disse.
Nesta semana, a Carreta está em Castro, nos Campos Gerais, até o próximo sábado (4), atendendo também as mulheres das cidades de Piraí do Sul, Carambeí, Ipiranga e Ivaí.
Fonte: AEN PR