sábado, outubro 25

CDH fará ciclo de debates sobre direitos de crianças, adolescentes e jovens

A Comissão de Direitos Humanos (CDH) realiza, nesta quarta-feira (29), às 14h, uma audiência pública do “Ciclo de Debates sobre os Direitos Humanos das Crianças, Adolescentes e dos Jovens”. A reunião foi convocada pela presidente da comissão, senadora Damares Alves (Republicanos–DF), por meio do REQ 8/2025 – CDH

Segundo Damares, o objetivo do ciclo é discutir medidas de proteção e promoção dos direitos humanos de grupos que, apesar de terem prioridade legal, ainda figuram entre as principais vítimas de violações no país. 

“O ciclo de audiências tem por objetivo debater os direitos humanos das crianças, adolescentes e dos jovens, que são as principais vítimas de violações de direitos humanos, apesar dos esforços do Sistema de Garantia dos Direitos da Criança e do Adolescente”, ressalta a senadora. 

Dados da Ouvidoria Nacional dos Direitos Humanos do Ministério dos Direitos Humanos e da Cidadania (MDHC) mostram que o canal Disque 100 recebeu, em 2024, mais de 289 mil denúncias de violações de direitos de crianças e adolescentes, confirmando a vulnerabilidade do grupo. Já a Pesquisa Nacional de Saúde (PNS/IBGE) de 2019 apontou que 27% dos jovens brasileiros entre 15 e 29 anos relataram ter sofrido algum tipo de agressão física, psicológica ou sexual. 

Entre os convidados confirmados estão: 

  • Larissa Fernanda Oliveira Alves, 11 anos, repórter mirim e aluna da Escola Classe 3 do Paranoá (DF); 
  • Daniela Harumi Yamawaki Ferraz, 13 anos, cantora e participante do The Voice Kids
  • Ivy Lopes dos Santos, 8 anos, estudante do 3º ano em Águas Claras (DF); 
  • Sophia Cavalcante Alves Dionísio, 11 anos, de Cruz das Almas (BA), que falará por videoconferência sobre sua experiência de superação com lúpus. 

Também foram convidados representantes da Secretaria Nacional dos Direitos da Criança e do Adolescente do Ministério dos Direitos Humanos e da Cidadania e da Subsecretaria de Políticas para Crianças e Adolescentes do Governo do Distrito Federal, com presenças aguardando confirmação. 

 Camily Oliveira, sob supervisão de Augusto Castro

Como participar

O evento será interativo: os cidadãos podem enviar perguntas e comentários pelo telefone da Ouvidoria do Senado (0800 061 2211) ou pelo Portal e‑Cidadania, que podem ser lidos e respondidos pelos senadores e debatedores ao vivo. O Senado oferece uma declaração de participação, que pode ser usada como hora de atividade complementar em curso universitário, por exemplo. O Portal e‑Cidadania também recebe a opinião dos cidadãos sobre os projetos em tramitação no Senado, além de sugestões para novas leis.

Crédito: Agência Senado

Leia Mais em: O Maringá