terça-feira, outubro 14

Chamamento para seleção de pequenos produtores familiares está aberto até sexta (17)

Os agricultores familiares de Londrina têm uma ótima oportunidade para comercializar seus produtos e contribuir para garantir o acesso à alimentação a pessoas em situação de vulnerabilidade. Está aberto, até sexta-feira (17), o chamamento que vai selecionar pequenos produtores para fornecerem gêneros alimentícios. O edital completo pode ser conferido na edição 5.596 do Jornal Oficial do Município (JOM), a partir da página 3.

Para se inscrever, os interessados deverão comparecer, das 8h às 17h30, à sede da Secretaria Municipal de Agricultura e Abastecimento (SMAA), localizada no subsolo do prédio da Caapsml (Rua Anísio Rigioli, s/n, Centro Cívico). A documentação requerida deverá ser entregue em envelope lacrado e fechado.

O procedimento tem como objetivo a execução do Programa de Aquisição de Alimentos (PAA), na modalidade Compra com Doação Simultânea. Entre outros alimentos, o chamamento abrange verduras, legumes, frutas, arroz, feijão, pães, bolachas, doces, filé de tilápia resfriado e sobrecoxa de frango congelada com osso.

Podem participar do chamamento agricultores familiares detentores de Declaração de Aptidão ao Programa Nacional de Agricultura Familiar (Pronaf/DAP) com Cadastro de Pessoa Física (CPF) válido ou Cadastro Nacional da Agricultura Familiar (CAF) ativo. O limite individual de venda do Agricultor Familiar deverá respeitar o valor máximo de R$ 15 mil, por Declaração de Aptidão ao Pronaf/DAP ou CAF.

Os produtos adquiridos serão destinados às entidades atendidas pelo programa Mesa Brasil, do Sesc Londrina, que tem parceria da Secretaria Municipal de Agricultura e Abastecimento (SMAA). Ativo na cidade desde 2006, o Mesa Brasil abrange cerca de 80 entidades no município e em sua região metropolitana. Através da iniciativa, que conta com uma assistente social e uma nutricionista, o Sesc Londrina faz o acompanhamento de doações de alimentos e fornece orientações sobre o armazenamento e transporte desses materiais, assim como aconselhamento nutricional, tanto para as organizações doadoras quanto para as instituições filantrópicas. Já a SMAA é responsável por realizar a gestão de notas fiscais, alimentar os dados no sistema do governo federal e gerenciar a lista de instituições que receberão os alimentos distribuídos pelo Sesc.

A diretora de Abastecimento da SMAA, Priscila Lima Magarotto de Paula, incentivou os agricultores familiares de Londrina a participarem desta importante iniciativa. “É uma maneira não só de ter vendas garantidas para os seus produtos, como também de fazer a diferença ao ajudar entidades que prestam um serviço essencial, voltado à alimentação das pessoas que mais precisam”, reforçou.

Próximas etapas – A abertura dos envelopes e análise dos documentos será feita de 20 a 21 de outubro, e a divulgação do resultado preliminar está prevista para o dia 22, após as 17h30. Os participantes que desejarem recorrer contra o resultado poderão fazê-lo até as 17h30 do dia 23, com a análise dos recursos programada para o dia 24 e a homologação e divulgação do resultado final marcadas para 30 de outubro.

Crédito: Prefeitura de Londrina

Leia Mais em: O Maringá