
Os vídeos – parceria com o Ministério dos Povos Indígenas – também serão exibidos no Canal Educação, a TV do MEC
A partir de segunda-feira, dia 22 de setembro, o Canal Gov e o Canal Educação exibem uma série sobre o processo de mobilização de indígenas de todo o País para a participação na COP 30. A Conferência das Nações Unidas sobre Mudança do Clima ocorrerá em Belém, de 10 a 21 de novembro de 2025.
A iniciativa do Ministério dos Povos Indígenas traz o termo “coparente” como uma alusão ao compartilhamento de responsabilidades no cuidado de um filho, no caso, o meio-ambiente, enfatizando a importância das comunidades indígenas no processo de proteção à vida na Terra.
Munidos do espírito de proteção e recuperação do que foi desgastado dos ecossistemas, representantes de diversos povos originários brasileiros têm participado de encontros em várias regiões do país, apontando demandas e prioridades e fortalecendo a atuação indígena nesta temática.
Os vídeos mostram o chamado para os debates em prol de soluções sustentáveis que perpassam por várias iniciativas, além dos meios para que sejam alcançadas, como financiamentos permanentes para a execução da proteção e reparação. Este fluxo estável é defendido pelo Brasil nesta edição da COP, tendo como uma das estratégias o pagamento de incentivo financeiro aos moradores de comunidades tradicionais e indígenas que atuam para proteger as florestas.
Serviço
- Canal Gov (1.2 em SP e 2.2 demais estados)
Episódios inéditos toda segunda às 12h20 com reprises ao longo da programação - Canal Educação (1.4 em SP e 2.4 de demais estados)
De segunda a sexta às 11h25, 15h55, 17h55 e 5h55.
Crédito: Agência Gov
Leia Mais em: O Maringá