quarta-feira, setembro 3

CMTU amplia e intensifica criação de vagas de estacionamento de curta duração

A CMTU (Companhia Municipal de Trânsito e Urbanização) tem intensificado desde o início do ano a implementação de mais vagas de estacionamento de curta duração e embarque e desembarque. A iniciativa visa aumentar a oferta de espaços, contribuir com a mobilidade do trânsito e atender a demanda crescente de motoristas de aplicativos.

foto: Divulgação CMTU

A Companhia implementou em áreas estratégicas da cidade diversas novas vagas de curta duração, com tempo entre cinco e 15 minutos. Algumas vias que ganharam os espaços são: rua Professor João Cândido (próximo ao Calçadão), Maranhão, Mato Grosso, ambos próximos ao Shopping Royal Plaza, Pernambuco e Rio de Janeiro, próximos ao Calçadão, Benjamin Constant e Minas Gerais, próximos a Havan, Souza Naves (próximo à Santa Casa), Avenida Theodoro Victorelli (próximo ao Shopping Boulevard), Avenida Robert Kock (próximo ao Hospital Universitário), Rua Horta Barbosa (próximo ao Hospital do Câncer), Avenida Saul Elkind, entorno do Shopping Aurora e outras vias da Gleba Palhano.

O diretor de Trânsito da CMTU, Rafael Sambatti, lembra que motoristas de aplicativos cobram há anos do município a criação de vagas específicas para estacionamento e parada, mas que é preciso respeitar a legislação que regulamenta estes espaços.

fotos: Divulgação CMTU

Sambatti ressaltou que a Companhia se reuniu em maio com representantes de motociclistas entregadores, ouviu as demandas, mostrou os avanços já realizados e as próximas etapas a serem colocadas em prática.

“Entendemos a demanda destes trabalhadores e desde que assumimos estamos trabalhando para suprir esta dificuldade. Essas vagas permitem não apenas o embarque e desembarque, mas também que os motoristas estacionem seus veículos pelo tempo limitado, facilitando aquelas vezes em que há necessidade de aguardar o passageiro ou mesmo se retirar do veículo”, frisou.

A CMTU atendeu também a outro pedido dos motoristas de aplicativo e alterou a sinalização vertical em algumas vias, substituindo as placas R-6C (proibido parar e estacionar) por R-6A (proibido estacionar), de forma a facilitar o embarque e desembarque de passageiros e evitar autuações de trânsito nessas áreas. A nova sinalização foi implementa em pontos como Avenida Bandeirantes, Hugo Cabral com Avenida Paraná e Rua Professor João Cândido.

“Ressalta-se ainda que existem diversas áreas de embarque desembarque que podem ser utilizadas pelos motoristas de aplicativo para o embarque e desembarque de passageiros, assim como é permitido a parada em pontos de ônibus e áreas de zona azul”, acrescentou Sambatti.

Atualmente, Londrina possui 190 locais com vagas de curta duração, sendo 50 no Centro, 28 na Gleba Palhano e 112 em outras regiões da cidade. Vale ressaltar que muitos destes pontos possuem mais de uma vaga.

Em relação as vagas de Embarque e Desembarque, são 187 no total, sendo 29 no Centro, quatro na Gleba Palhano e 154 nas demais regiões.

Rodoviária

No Terminal Rodoviário, a CMTU também adotou medidas solicitadas pelos motoristas de aplicativos para agilizar o acesso e facilitar o trabalho da categoria. Foram criadas três vagas de curta duração – duas na parte da frente e uma na parte de trás -, além da criação de vagas de embarque e desembarque na Rua Amadeu Mortari.

A Rodoviária ainda tem o estacionamento oficial com 226 vagas – 31 para motos – e tempo de carência de 15 minutos para todos os usuários.

Crédito: Prefeitura de Londrina

Leia Mais em: O Maringá