
Nesta sexta-feira (31), a partir das 13h, a Companhia Municipal de Trânsito e Urbanização (CMTU) promove na Prefeitura de Londrina o evento Idoso em Trânsito. A ação, que marca o encerramento do mês do idoso, é aberta ao público acima dos 60 anos e contará com a participação dos usuários do Centro de Convivência da Pessoa Idosa (CCI) da Zona Oeste, no jardim Bandeirantes.
Durante a ocasião, serão oferecidas diversas atividades dedicadas à promoção da segurança no trânsito entre os vovôs e vovós – grupo considerado um dos mais vulneráveis no cotidiano das ruas, que concentrou 9 das 52 mortes nas vias londrinenses entre janeiro e setembro.
A primeira dinâmica terá início ainda durante o desembarque em frente ao Centro Cívico. Acompanhados de agentes de trânsito, os idosos farão a passagem na faixa de segurança, exercitando na prática os ensinamentos que já receberam sobre comportamentos adequados do pedestre.
Na sequência, serão convidados a atravessar o portal “Essa faixa é sua”. O espaço de travessia é decorado com uma cortina metalizada de onde é possível retirar frases motivacionais relacionadas ao trânsito. A ideia é que, após o uso da faixa e da estrutura, o público leve para casa os cartões com as frases, além de um brinde simbólico.
A programação terá continuidade no auditório da Prefeitura, onde os participantes serão recepcionados por estudantes de fisioterapia da Universidade Estadual de Londrina (UEL). Além de orientações sobre postura e a prática de exercícios, os alunos oferecerão testes de equilíbrio e aferição de pressão arterial.

Outro serviço disponibilizado será a emissão, por meio da concessionária TCGL, do cartão 65+, que permite o acesso de idosos aos ônibus do transporte coletivo pela porta da frente, como os demais passageiros. A documentação exigida para a confecção do cartão é composta de documento com foto (RG, CNH ou CTPS), CPF e de um comprovante de residência.
O evento seguirá com uma palestra sobre segurança no trânsito na terceira idade. Com foco na utilização do transporte coletivo, principalmente no que diz respeito à prevenção de pontos cegos, a apresentação buscará abordar os detalhes que precisam ser lavados em conta para uma locomoção segura a bordo de veículos de grande porte.
A atenção especial ao tema decorre dos sinistros envolvendo pessoas acima dos 60 anos em linhas do transporte público. Dos 7 óbitos abrangendo coletivos em Londrina no ano passado, 3 foram de idosos em função de atropelamentos.
“Em 2025, conseguimos zerar esse número. Atribuímos a diminuição ao trabalho de conscientização que temos realizado nos CCIs da cidade”, contou Mara Lúcia Diniz de Assis, coordenadora de Segurança Viária e Educação no Trânsito da CMTU.
A etapa final do encontro, antes da pausa para o café, será reservada ao humor. Estagiários de artes cênicas da companhia, caracterizados de palhaço, buscarão reforçar as orientações de segurança de maneira leve e divertida, com esquetes e brincadeiras.
Além de idosos, crianças e outros segmentos da sociedade considerados vulneráveis no trânsito, a CMTU desenvolve ações educativas também com integrantes de empresas, paróquias, associações de moradores e outros órgãos públicos. Os atendimentos ocorrem conforme calendário próprio e solicitações. Os pedidos podem ser registrados em formulário disponível no site CMTU.londrina.pr.gov.br.
Crédito: Prefeitura de Londrina
Leia Mais em: O Maringá
