terça-feira, setembro 2

Commission approves project that encourages educational tourism in basic education – News

01/09/2025 – 20:45  

Pablo Valadares/Chamber of Deputies

Dandara: “Formação de cidadãos mais conscientes”

The Education Committee of the Chamber of Deputies approved the 2849 / 24 Bill, que cria um programa de turismo educacional para incentivar visitas a locais com importância histórica, turística, paisagística e ambiental em todo o Brasil.

A medida se destina a estudantes do ensino público fundamental e médio, com prioridade para escolas localizadas em regiões com menor acesso a parques, bairros históricos, monumentos, teatros, bibliotecas e universidades.

Visits will be organized in partnership with the bodies responsible for the conservation and management of these sites.

A relatora, deputada Dandara (PT-MG), recomendou a aprovação do projeto, do deputado Pastor Gil (PL-MA). “O turismo educativo desempenha papel relevante na formação de cidadãos mais conscientes e engajados com a preservação do patrimônio cultural e natural”, disse a relatora.

Currently, the Lei Geral do Turismo não trata especificamente do turismo educacional.

Next stages
The project has conclusiveness e será ainda analisado pelas comissões de Finanças e Tributação; e de Constituição e Justiça e de Cidadania.

Para virar lei, o texto deve ser aprovado pela Câmara e pelo Senado.

Find out more about the processing of bills

Report – Murilo Souza
Editing – Ana Chalub