quarta-feira, setembro 17

Conecta Norte reúne mais de 1.200 oportunidades de emprego e 50 empresas

Os cidadãos que estão busca uma oportunidade no mercado de trabalho têm uma chance especial hoje (17): das 8h às 16h, o Ginásio Moringão recebe o Conecta Norte – Mutirão de Empregos. A iniciativa, das prefeituras de Londrina, Cambé e Ibiporã, reúne mais de 1.200 vagas de emprego e conta com cerca de 50 empresas fazendo recrutamento ao longo do dia.

Foto: Emerson Dias

A solenidade de abertura do evento ocorreu pela manhã e contou com a presença dos prefeitos de Londrina, Tiago Amaral, de Ibiporã, José Maria Ferreira, e de Cambé, Conrado Scheller. Os três secretários municipais de Trabalho, Cesar Makiolke (Londrina), Gustavo Toneli de Sá (Ibiporã), e Eduardo Casarin (Cambé), também participaram, assim como o vice-prefeito de Londrina, Junior Santos Rosa.

O evento oferece vagas para contratação imediata, aumentando as chances de os participantes já saírem empregados. Também há oportunidades para estágios, programas de aprendizagem e cursos gratuitos de qualificação profissional, com turmas disponibilizadas pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac) e Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial do Estado do Paraná (Senai). Além disso, em parceria com a Universidade Norte do Paraná (Unopar), oferece atendimento gratuito para a elaboração de currículos. A expectativa é que, em breve, o evento também seja levado aos municípios de Cambé e Ibiporã.

O Conecta Norte é fruto de uma articulação inédita entre as três maiores cidades da região metropolitana de Londrina e conta com o apoio da Secretaria Estadual do Trabalho (SETR) e de diversas instituições públicas e privadas. Entre os apoiadores estão o Tiro de Guerra de Londrina, a Companhia Municipal de Trânsito e Urbanização (CMTU) e a Guarda Municipal, que atuam na segurança do trânsito e do evento.

Foto: Emerson Dias

O prefeito de Londrina, Tiago Amaral, enfatizou que o mais importa é encontrar as melhores oportunidades para o cidadão, independente da cidade em que ele mora. “É a primeira vez na história que conseguimos realizar um evento nesse formato metropolitano. Nunca antes algo assim havia acontecido no Paraná: a união de várias cidades para promover, juntas, uma ação como esta. Ao conectar mais pessoas a oportunidades de emprego, melhoramos o ambiente, ampliamos a oferta para a população e, automaticamente, fortalecemos a economia com os resultados desse trabalho. O mais importante é garantir que as pessoas cheguem até as empresas e tenham acesso real às vagas disponíveis”, disse.

Prefeitos de Londrina, Tiago Amaral, de Ibiporã, José Maria Ferreira, e de Cambé, Conrado Scheller. Foto: Emerson Dias

O prefeito de Ibiporã, José Maria Ferreira, destacou não apenas a importância de abrir espaços para a empregabilidade, mas também o valor da iniciativa coletiva dos três municípios. “Londrina, que é a capital do norte do Paraná, precisa liderar essas ações e o prefeito Tiago Amaral tem feito isso com muita competência. Queremos que a população sinta que as cidades são uma só, trabalhando juntas pelo bem comum e o maior deles é a dignidade do emprego”, afirmou.

O prefeito de Cambé, Conrado Scheller, ressaltou que, pela primeira vez, as cidades se unem para apresentar um programa de governo voltado à geração de empregos. “Nós três, prefeitos, acreditamos que o melhor programa social que existe é a geração de empregos, de oportunidades, e aqui observamos quantas pessoas estão precisando disso. Há aqueles que estão pegando instruções para fazer um currículo, pois, muitas vezes, deixam de conseguir um emprego porque o currículo está mal feito. Este evento colabora até com isso, além das oportunidades que a iniciativa privada oferece”, afirmou.

Foto: Emerson Dias

O secretário municipal de Trabalho, Emprego e Renda de Londrina, Cesar Makiolke, ressaltou que as oportunidades de emprego abrangem diferentes setores da economia. “Fizemos questão de trazer tudo que o nosso Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged) representa da matriz econômica da cidade, então temos empresas e indústrias na área de tecnologia, serviços, comércio, construção civil, atendimento, entre outras. Há vagas para todos os setores e perfis, para quem nunca trabalhou e para quem está buscando uma recolocação, já tem experiência e às vezes quer fazer uma transição de companhia”, detalhou.

Foto: Emerson Dias

Makiolke explicou como funciona a dinâmica do evento. Segundo ele, ao chegar, o trabalhador faz um primeiro cadastro, rapidamente, com nome e CPF. Depois, recebe uma senha de atendimento e se acomoda confortavelmente no ginásio. Em seguida, a cada 15 minutos, cerca de 150 pessoas são chamadas para passar pelos guichês dos recrutadores. “É um processo rápido e dinâmico e todos os profissionais das empresas que estão aqui são de recrutamento, então se a pessoa preencher os requisitos é possível que ela saia daqui contratada”, contou.

O coordenador regional da Federação das Indústrias do Estado do Paraná (Fiep), Valter Orsi, frisou que é muito importante unir as cidades em prol do emprego. “As cidades são muito próximas e isso é um ponto muito positivo. Além disso, essa aproximação dos empregos com as empresas é fundamental, ou seja, é uma junção de ações positivas e eu tenho certeza de que muitas pessoas sairão empregadas”, apontou.

Emilene Juliani Araújo. Foto: Emerson Dias

Emilene Juliani Araújo, 48 anos, foi uma das pessoas presentes no Ginásio Moringão, em busca de emprego. Ela é PCD (Pessoa com Deficiência) e está desempregada há seis meses. “Tenho experiência como auxiliar administrativa e zeladoria. Achei uma ótima oportunidade ter várias empresas reunidas em um só lugar e espero sair empregada daqui. O mercado de trabalho está acirrado, muitas empresas buscam pessoas com muita qualificação, que falam outras línguas, têm vários cursos, então esta oportunidade hoje é excelente até para quem busca o primeiro emprego e para os PCDs, que é o meu caso”, expôs.

Prefeito Tiago Amaral ao lado do sr Makoto. Foto: Dayane Albuquerque

Arlindo Dantas Viera Neto, 55 anos, também esteve em busca de uma oportunidade no Conecta Norte e está desempregado há seis meses. “Eu já trabalhei em diversas áreas, como jardineiro, em roçagem, varrendo ruas, e hoje vou participar das entrevistas e espero sair daqui empregado. É muito bom ter as vagas de emprego das empresas em um evento e acredito que todos os participantes terão boas chances”, afirmou.

O senhor Makoto M., 86 anos, é aposentado e participou do evento em busca de uma nova colocação no mercado de trabalho. “Eu recebo aposentadoria, mas o valor é pequeno e meu filho ainda depende de mim, por isso espero poder voltar a trabalhar, para colocar comida na mesa. Eu posso atuar em supermercado, por exemplo, juntar os carrinhos, empacotar as compras e fazer limpeza”, disse.

Crédito: Prefeitura de Londrina

Leia Mais em: O Maringá