terça-feira, novembro 18

Conecta Norte será apresentada como modelo para ações de empregabilidade em todo o Paraná

Reconhecido pela sua organização, diversidade e capacidade de mobilização, o Conecta Norte — mutirão de empregos promovido pelas Prefeituras de Londrina, Cambé e Ibiporã — pode ser transformado em case estadual e modelo de boas práticas a ser replicado em todo o Paraná a partir de 2026.

A iniciativa, que reuniu oportunidades de trabalho, qualificação e orientação profissional, foi considerada pela Federação das Indústrias do Estado do Paraná (FIEP) como o evento de empregabilidade mais bem-sucedido do estado em 2025. A avaliação levou em conta o impacto social, o número de participantes, a experiência proporcionada aos trabalhadores e a organização das atividades, que reuniram empresas de diferentes setores e dezenas de parceiros institucionais.

A própria FIEP, que foi uma das apoiadoras da ação, acompanhou ao longo do ano diversas feiras em todas as regiões do Paraná. Segundo o levantamento da entidade, o Conecta Norte se destacou como referência entre todas as ações de intermediação de mão de obra realizadas.

Foto: Cesar Makiolke (Secretário da SMTER Londrina) e Ana Paula Soares (consultora do Conselho Regional Norte do FIEP)

Com o sucesso do evento, a FIEP enviou à Secretaria Municipal do Trabalho, Emprego e Renda de Londrina a consultora do Conselho Regional Norte, Ana Paula Soares, para conhecer em detalhes todo o planejamento e execução da iniciativa. A partir desta visita técnica, será elaborado um documento com as principais diretrizes e aprendizados do mutirão. O material será apresentado pela FIEP e poderá servir de base para a ampliação da estratégia em outros municípios paranaenses.

Para o secretário municipal do Trabalho, Emprego e Renda de Londrina, Cesar Makiolke, o sucesso do Conecta Norte se deve a três pilares fundamentais. “Primeiro, a diversidade: conseguimos reunir representantes de praticamente todos os setores econômicos da cidade, baseado na nossa matriz econômica. Segundo, o envolvimento: mobilizamos parceiros que não só apoiaram financeiramente, mas ajudaram ativamente na realização do evento e se sentiram pertencentes ao Conecta. E terceiro, a divulgação: foi feito um movimento em todos os canais nos 15 dias que antecederam a feira para que a informação chegasse a todos os cantos da cidade”, destacou.

Makiolke também enfatizou o papel da Prefeitura no sucesso da ação. “O nosso prefeito, Tiago Amaral, determinou que Londrina assumisse o protagonismo, mas que promovesse o desenvolvimento regional. Com essa missão, o evento foi abraçado por toda a gestão, desde a concepção até a mobilização final. Junto disso, o trabalho conjunto da sociedade civil e do poder público foi essencial. Esse casamento entre poder público, empresas e instituições fez do Conecta Norte uma referência que agora poderá inspirar todo o Paraná”, concluiu.

O coordenador dos Conselhos Regionais da FIEP, Rafael Amaral, comentou que a Federação conta com temáticas prioritárias e o Conecta Norte vem ao encontro dessas prioridades. “Temos desenvolvido diversos estudos e ações com os temas de energia, empregabilidade e produtividade, infraestrutura e parques industriais. Acompanhamos o Conecta de perto e vimos o sucesso do evento. Agora, vamos apresentar a metodologia do mutirão à superintendência do sistema e a ideia é que, uma vez validado com os entes, o mutirão de Londrina possa ser um case que buscaremos replicar em outras regionais”, explicou o coordenador.

Crédito: Prefeitura de Londrina

Leia Mais em: O Maringá