O Conselho Municipal de Educação (CMEL) está com inscrições abertas para Assembleia Extraordinária de Eleição ou Indicação de candidatos a conselheiros municipais de Educação, para o cumprimento do mandato do quadriênio 2026/2029.
Podem se inscrever os interessados que pertençam, obrigatoriamente, ao segmento que pretendem representar no Conselho Municipal de Educação. Há nove vagas para titulares e igual número para suplentes, dos seguintes segmentos: usuários em educação; trabalhadores em educação; prestadores de serviço em educação; e da administração pública municipal.
Para todos candidatos é obrigatório o preenchimento do Termo de Anuência até às 18h desta quinta-feira (6), por meio do formulário google (clique aqui). A relação nominal de candidatos inscritos será divulgada na página do CMEL, no portal da Prefeitura de Londrina www.londrina.pr.gov.br/assembleias, na próxima segunda-feira (10).
Participação do público em geral – Os interessados em participar da Assembleia, com o objetivo de votar em um dos candidatos inscritos, deverão obrigatoriamente fazer inscrição antecipada via formulário google preenchendo os campos obrigatórios.
O formulário consta na página do CMEL no Portal da Prefeitura de Londrina, junto ao cronograma do processo de eleição e indicação de conselheiros. As inscrições para participação como votante na Assembleia poderão ser realizadas a partir até às 18h30 do dia 18 de novembro. Os participantes inscritos deverão obrigatoriamente compor o segmento representativo para ter direito a voto.
Assembleia – A Assembleia Extraordinária de Eleição será realizada no dia 18 de novembro, às 18h30, presencialmente, no Complexo Educa, localizado na Rua Prefeito Faria Lima, 400, Jardim Maringá. Ao final dos trabalhos, o coordenador do grupo encaminhará a ata preenchida à presidência do CMEL.
Será divulgada, no dia 27 de novembro, na página do CMEL, no portal da Prefeitura de Londrina www.londrina.pr.gov.br/assembleias, a relação das candidaturas homologadas. O Edital Homologatório Final de conselheiros eleitos ou indicados será publicado no dia 1º de dezembro, na mesma página.

O presidente do Conselho Municipal de Educação de Londrina, João Marcos de Lima, ressaltou que o órgão colegiado existente há 23 anos e foi um dos pioneiros no Paraná a instituir o Sistema Municipal de Ensino, conferindo autonomia na gestão educacional. “Para isso, contamos com membros representativos e eleitos de diversos segmentos. Com essa constituição plural e democrática, que agrega diferentes representações da sociedade ligadas à educação municipal, garantimos o papel normatizador, deliberativo e fiscalizador da educação de Londrina”, disse.
Lima ressaltou que o CMEL tem um papel importantíssimo para educação. “Instituímos as normas que vão nortear os trabalhos de todas as unidades escolares de Educação Infantil (públicas e privadas) e dos anos iniciais do Ensino Fundamental (públicas). Ter a participação de professores, pais de alunos, gestores, sociedade civil, ensino superior, entre outros, garante que as decisões tomadas pelo conselho sejam condizentes à realidade e necessidades do município, sempre em conformidade a legislação”, apontou.
Crédito: Prefeitura de Londrina
Leia Mais em: O Maringá
