
O projeto Toda Quinta tem História, mantido pela Diretoria de Bibliotecas da Secretaria Municipal de Cultura (SMC), promove uma atividade na Biblioteca Municipal Eugênia Monfranati (Zona Sul) no dia 18 de setembro. O encontro, a partir das 10h, é aberto a toda a comunidade e terá como foco a contação da história “O Papagaio Real”, um conto popular brasileiro adaptado em coletânea na versão da autora Lenice Gomes, sendo no original recolhido por Câmara Cascudo. A biblioteca fica na rua Guilherme de Almeida, 2.260.
A interpretação será feita por Renata Suzue, pedagoga e educadora parceira da SMC, que atua há anos com ações culturais dessa natureza, atendendo unidades de bibliotecas municipais de Londrina. Esta será a quarta edição da contação desta obra literária, que já ocorreu na Biblioteca Lupércio Luppi (zona norte), em 28 de agosto; na Biblioteca do CEU (zona oeste), no dia 4 de setembro; e na Biblioteca Infantil, no dia 11 do mesmo mês.
“Papagaio Real” é um conto que fala sobre duas irmãs, uma boa e outra má e invejosa, além de um príncipe enfeitiçado que ficou preso no corpo de um papagaio, que precisa de um encantamento para livrar-se da magia feita, encarando grandes aventuras ao longo dessa empreitada.
Segundo Suzue, trata-se de uma história intrigante, engraçada e marcada por suspenses. “Os traços de suspense são os mais legais nesse contexto. O enredo tem amor, dor, conflitos familiares, sonhos, empatia. É rico demais e visualmente atrativo, envolto por muitos elementos fantásticos. Encanta desde os mais pequenos, de 2 ou 3 anos, até pessoas idosas. E ainda fala de luta de classes, tem um rei que não queria aceitar a plebeia sem realeza para casar com seu filho que ela salvou a vida. Existem várias reviravoltas, há partes bastante divertidas, mas é uma linda jornada”, disse.
Para contar essa saga, a educadora lançará mão de elementos variados, incluindo bonecos de pano, fitas de cetim, tecidos, chocalhos mensageiro do vento de bambu, entre outros. Ao final, haverá a chamada Roda da Carambola, uma dança circular. “E sempre fazemos um conto bônus além do principal, uma história surpresa para encerrar o encontro. Também formamos uma roda de bate papo com os participantes, as crianças brincam com os badulaques que levo. É um momento muito proveitoso e leve, sempre temos turmas escolares presentes e as crianças são interativas, gostam de contar suas próprias histórias, relatam o encantamento com a atividade”, relatou.
No encontro desta quinta-feira (18), na Biblioteca da Zona Sul, está programada a presença de 25 alunos, aproximadamente, de 7 e 8 anos (ensino fundamental), da Escola Municipal Oswaldo Cruz, localizada no Jardim Santa Joana, nessa abrangência da cidade.
O livro “O Papagaio Real” ainda será utilizado em mais um evento de contação, marcado para o dia 25 de setembro, na Biblioteca Ramal Vila Nova, região central de Londrina.
Crédito: Prefeitura de Londrina
Leia Mais em: O Maringá