sexta-feira, setembro 26

COP 30 lança ferramenta metaverso ‘Maloca’ e amplia participação climática global

Apresentada durante a Climate Week em Nova York, a plataforma “Maloca” amplia a COP 30 para além de Belém, criando espaço inclusivo e interativo para governos, sociedade civil e comunidades de todo o mundo se engajarem em soluções climáticas

A presidência da COP 30 lançou hoje, 26/9, a Maloca, uma plataforma digital pioneira desenvolvida para ampliar e intensificar as oportunidades de participação na ação climática. Um legado da COP 30, a Maloca cria um espaço imersivo e inclusivo para diálogo, colaboração e soluções, garantindo que vozes de todas as regiões, especialmente do Sul Global, possam influenciar os resultados das conferências climáticas.

A iniciativa reforça as três prioridades centrais da Presidência: fortalecer o multilateralismo, conectar o regime climático à vida real das pessoas e acelerar a implementação do Acordo de Paris. Por meio de ambientes virtuais interativos, governos, sociedade civil e comunidades do mundo inteiro poderão se reunir, compartilhar soluções e participar diretamente do processo climático global, expandindo o alcance da COP 30 muito além de Belém.

“A Maloca nos ajuda a garantir que esta COP seja a mais inclusiva possível e que alcance outras gerações. Precisamos renovar a confiança no multilateralismo, nas Nações Unidas e na convicção de que trabalhar juntos é muito melhor e é a única solução para enfrentar as mudanças do clima”, disse o presidente da COP 30, embaixador André Corrêa do Lago, durante o evento de lançamento.

Na oportunidade, Corrêa do Lago aproveitou para anunciar a abertura do sistema de inscrições da Maloca para eventos virtuais na COP 30. Esse recurso permite que organizações da sociedade civil solicitem a realização de debates, apresentações e sessões de intercâmbio de soluções dentro da plataforma, criando oportunidades para que atores diversos contribuam diretamente para a agenda climática.

Desenvolvida em parceria com o Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (Pnud), a Maloca foi projetada como um portal global para a COP 30. Acessível via site e aplicativo móvel (Google Play e App Store), ela elimina barreiras geográficas e de recursos, tornando a participação na conferência climática disponível para qualquer pessoa, em qualquer lugar.

Segundo Marcos Neto, diretor do Gabinete de Apoio a Políticas e Programas do PNUD, “A Maloca é um passo transformador para engajar milhões de pessoas virtualmente ao longo da presidência da COP 30. No PNUD, temos o prazer de firmar parceria com o Brasil para fomentar a colaboração, a inovação e o compartilhamento de conhecimento rumo a Belém e além. A Maloca não é apenas uma plataforma, ela amplifica vozes e soluções para mudar o mundo para melhor.”


Acesse aqui a página oficial da COP 30E aqui a lista de notícias da COP 30 na Agência Gov


O que é a plataforma Maloca

A Maloca oferece uma forma de participação simples e inclusiva. Com tradução automática em sete idiomas, os participantes podem interagir em tempo real através de fronteiras e culturas. A plataforma tem capacidade para sediar até 7.200 eventos em 20 ambientes virtuais, funcionando 24 horas por dia durante os 15 dias da COP 30. Conta ainda com o Macaozinho, um assistente climático com inteligência artificial treinado exclusivamente em documentos oficiais da ONU, oferecendo informações científicas confiáveis, livres de desinformação e vieses.

O desenvolvimento da Maloca começou antes da COP 29 em Baku, a partir de um pedido do Embaixador Corrêa do Lago para que a COP 30 promovesse maior participação pública. Durante a Climate Week em Nova York, a plataforma foi utilizada em vários eventos, como o painel sobre sustentabilidade ambiental e inteligência artificial promovido pela Codes (Coalition for Digital Environmental Sustainability). Ao todo, a Maloca já teve mais de 4 mil acessos, com usuários de todos os continentes.

Rota para Belém

A Maloca faz parte da Rota para Belém , uma parceria entre o PNUD no Brasil e a Secretaria de Clima, Meio Ambiente e Energia (Seclima) do Ministério das Relações Exteriores.

Com a Maloca, a COP 30 não apenas amplia o acesso às conferências climáticas, mas também inaugura um novo modelo de engajamento climático global e inclusivo.

Ao abrir esse espaço digital, a Presidência brasileira sinaliza que a luta contra a mudança do clima pertence a todos, em todos os lugares, e que o legado da COP 30 vai perdurar muito além de Belém.

“A expectativa com a Maloca é ampliar a acessibilidade para quem não pode estar presente, e criar um espaço para os debates que precisamos realizar. A Maloca será o local onde poderemos discutir muitos desses temas não apenas durante a COP, mas ao longo de todo o ano, em um verdadeiro espírito de mutirão, possibilitando a participação de todas as pessoas, onde quer que estejam”, afirmou destacou a CEO da COP 30, Ana Toni.

Acesse a Maloca: http://www.routetobelem.com/maloca

Envio de eventos –  A partir de 26/9, instituições, governos e setor privado podem submeter propostas de eventos relacionados à mudança climática global e à agenda de ação da COP 30. O formulário de inscrição para eventos durante a COP 30 está disponível em www.routetobelem.com/maloca . O prazo para envio é 12 de outubro , e os resultados serão anunciados em 19 de outubro .

Crédito: Agência Gov

Leia Mais em: O Maringá