A Polícia Civil do Paraná (PCPR) escreveu neste domingo (28) mais um capítulo marcante de sua história. A XVIII Corrida da PCPR, realizada na Escola Superior de Polícia Civil (ESPC-PR), em Curitiba, reuniu 2,3 mil corredores e atraiu, ao todo, 4,7 mil pessoas, entre familiares de atletas e de servidores, consolidando-se como a maior corrida já organizada pela Instituição em seus 172 anos de existência.
O evento, que uniu esporte, cidadania e consciência ambiental, foi marcado também pela primeira edição da Cãominhada da PCPR, que contou com a participação de mais de 100 cães e seus tutores. A atividade reforçou a integração entre a comunidade e a Polícia Civil, além de destacar o compromisso da corporação com o bem-estar animal.
A programação incluiu feira de serviços, distribuição de mudas de plantas, exposições de materiais utilizados em operações, além de viaturas antigas e modernas que mostraram a evolução da corporação, assim como um helicóptero e unidades móveis.
A iniciativa, de caráter solidário e ambiental, também arrecadou rações destinadas a instituições que acolhem animais resgatados em operações policiais. Todo o lucro arrecadado com as inscrições será revertido para o mesmo fim.
A Corrida da PCPR foi estruturada em cinco grandes missões: conscientização sobre crimes ambientais, como o tráfico de animais silvestres e os maus-tratos; sustentabilidade institucional, com incentivo ao uso de materiais recicláveis e ao descarte correto de resíduos; visibilidade ao trabalho ambiental desenvolvido pela Instituição; solidariedade, fortalecida pela arrecadação de donativos; e integração com a comunidade, aproximando servidores, familiares e cidadãos.
O delegado-geral da PCPR, Silvio Jacob Rockembach, destacou a importância do momento para a Instituição. “Este evento marcou um dia de esporte, celebração e conscientização. Além de comemorarmos os 172 anos da Polícia Civil, reforçamos o compromisso com a comunidade, com o meio ambiente e com o bem-estar animal”.
“A participação de corredores, servidores e familiares demonstra que a PCPR está cada vez mais próxima da população, construindo juntos uma sociedade mais consciente, segura e solidária”, acrescentou.
PARCERIAS – Além das atividades esportivas e sociais, o evento contou com o apoio de parceiros que ofereceram serviços e ações ao público: Gran Faculdade, Universidade Positivo, Supermercados Condor, Special Dog, Tampinha do Bem, Susana Chaves Penafieri/Delícias sem Glúten e Hey Fit Marmitas.
Organizações não governamentais que recebem animais resgatados em operações da PCPR estiveram presentes no evento com feira de adoção e atividades de orientação à população, reforçando o compromisso da Polícia Civil com a proteção da vida em todas as suas formas e fortalecendo o elo entre bem-estar animal, responsabilidade social e engajamento com causas ambientais.
Fonte: AEN PR