
Estão abertas as inscrições para o Curso de Assistência de Câmera, que será realizado nos dias 16, 17 e 18 de setembro, das 8h30 às 12h e das 13h às 17h30, na sede da Secretaria Municipal de Cultura (SMC). A atividade será no auditório Vilanova Artigas, na Rua Maestro Egydio Camargo de Amaral, 110, Centro. As inscrições devem ser efetuadas via internet, por meio deste link.
O curso é gratuito e aberto à comunidade em geral, com idade mínima de 16 anos, e concederá certificado de 50 horas. As vagas são limitadas. O objetivo principal é qualificar técnicos, artistas, jovens estudantes da rede pública e estudantes de cinema e audiovisual, para que possam aprimorar suas habilidades na operação de câmeras para cinema e televisão.
O foco será na preparação, montagem, manutenção e nos componentes de equipamentos de câmera e suporte durante as filmagens, garantindo a captura de imagens com alta qualidade técnica e criatividade artística. Na formação técnica e prática, os participantes aprenderão práticas de foco e marcação; organização, segurança e trabalho em equipe; e participarão de simulação de situações reais dentro de produções.
O diretor, produtor executivo e ministrante do curso, Benedito Moreira Neto (Benê), ressaltou que a capacitação foi desenvolvida para quem quer entender com profundidade as responsabilidades de um assistente. “Não traz apenas teoria, pois as aulas são construídas com base na vivência em produções reais, trazendo desde os conceitos fundamentais até os detalhes técnicos que podem fazer diferença no dia a dia. O diferencial está em mostrar não apenas como fazer, mas por que os procedimentos e postura são importantes. Isso possibilita que o aluno possa se tornar um profissional confiante e capaz de resolver problemas em produções de vários portes”, disse.
Segundo Benê, outro ponto que diferencia o curso é a profundidade do conteúdo aliado à prática direta. “O aluno aprende a lidar com equipamentos de ponta, como câmeras de cinema, acessórios específicos e sets. Também compreende a lógica por trás da organização, checklist, preparação e cuidado com o material”, enfatizou.
A produção é do Coletivo Kamboé Cultura e BM3 Studio. A Prefeitura de Londrina, por meio da SMC, é parceira do projeto. A iniciativa é aprovada pela Secretaria de Estado da Cultura, do Governo do Paraná, com Recursos da Política Nacional Aldir Blanc de Fomento à Cultura, do Ministério da Cultura, Governo Federal.
O curso será realizado em oito cidades do Paraná. Além de Londrina, haverá atividades em Curitiba, Paranaguá, Ponta Grossa, Maringá, Guarapuava, Francisco Beltrão e Cascavel, sendo destinadas 30 vagas por município.
Sobre o ministrante – Benedito Moreira Neto (Benê) possui 30 anos de experiência no audiovisual, em direção, produção, edição e assistência de câmera. Sua trajetória é marcada pela participação em projetos de grande relevância e pelo trabalho com profissionais de alto nível, dominando técnicas profissionais.
Crédito: Prefeitura de Londrina
Leia Mais em: O Maringá