
Um evento para ressaltar um Brasil Soberano. Uma cerimônia que destaca as comemorações do Dia da Independência amparada por três eixos temáticos – Brasil dos Brasileiros, COP30 e Brasil do Futuro. Uma festa democrática, com ampla participação popular, marcada por novidades, tanto no campo da música quanto na participação de mascotes especiais, além da programação tradicional das tropas das Forças Armadas (Marinha, Exército e Forças Aéreas) e do sempre emocionante show da Esquadrilha da Fumaça.
Em resumo, assim será, em 2025, o Desfile Cívico-Militar de 7 de Setembro na Esplanada dos Ministérios, em Brasília. Com duração estimada de duas horas, a partir das 9h, o desfile terá a presença do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, além de ministros e autoridades. O acesso da população às arquibancadas é gratuito e poderá ser feito a partir das 6h.
- Confira os destaques da programação do 7 de Setembro na Esplanada dos Ministérios
CURUPIRA E LABAREDA – O desfile será marcado pela presença de um personagem ilustre, que promete fazer sucesso entre as crianças: o Curupira, mascote oficial da 30ª edição da Conferência das Nações Unidas sobre Mudança do Clima (COP30), que será realizada em Belém (PA), em novembro. Além dele, o tamanduá-bandeira “Labareda”, mascote símbolo nacional das ações de manejo integrado do fogo, participa do desfile.
ORQUESTRA INÉDITA – Outro ponto alto é a presença da banda sinfônica Neojibá (Núcleos Estaduais de Orquestras Juvenis e Infantis da Bahia), formada por jovens em situação de vulnerabilidade social. Neste 7 de setembro, os músicos da Neojibá vão apresentar o Hino da Independência do Brasil, um típico ‘Dobrado’ e a canção de Edu Lobo e Capinan, Ponteio. Para encerrar a participação deles no desfile, os jovens da banda tocarão o clássico Aquarela do Brasil, de Ary Barroso, em frente à tribuna presidencial. A participação do grupo é inédita no desfile do 7 de Setembro da capital federal.
DOS BRASILEIROS – O primeiro eixo temático da cerimônia reforçará a mensagem do Brasil dos Brasileiros. O desfile começará com a palavra S-O-B-E-R-A-N-I-A formada por integrantes escrita em camisetas. Em seguida, duas bandeiras serão estendidas no trajeto: uma do Brasil de 140m2 e outra de 70m2 escrita “Brasil Soberano”. Ainda no eixo 1, alunos da rede pública do Distrito Federal carregarão a faixa com a frase “País Sem Fome”. Em seguida, mais estudantes do DF desfilam com camisetas amarelas segurando bandeirinhas do Brasil e utilizando os
bonés ‘Brasil Soberano’.
COP30 – A parte do desfile que tem como eixo a COP30 será marcada, além do mascote Curupira, que desfilará em cima de um carro personalizado, pela presença de 196 alunos com camisetas brancas com a logo da COP30. Eles desfilarão segurando mudas de plantas e representarão os países que deverão participar do evento da ONU, que será realizado em novembro, em Belém (PA), para discutir as mudanças do clima e o financiamento ambiental.
BRIGADISTAS – A parte do desfile referente à COP30 ainda contará com a presença de brigadistas florestais do Ibama uniformizados e equipados — entre eles representantes de povos indígenas e comunidades tradicionais, além de veículos caracterizados, incluindo caminhão de comando, veículos 4×4 e caminhonetes usados nas operações. Em cima de um dos carros estará o mascote Labareda, símbolo nacional das ações de manejo integrado do fogo.
BRASIL DO FUTURO – O eixo Brasil do Futuro valoriza a educação, o esporte, a saúde, a ciência e a infraestrutura. Terá a presença de estudantes do programa Pé-de-Meia, voltado para evitar a evasão escolar no Ensino Médio e que já beneficiou mais de 4 milhões de estudantes de todo o país.
REDAÇÃO DO ENEM – O desfile reunirá também alunos de diversos estados que se destacaram na redação do Exame Nacional do Ensino Médio, o Enem 2024. Eles receberam recentemente o Prêmio MEC da Educação Brasileira, concedido pelo Ministério da Educação para reconhecer as estratégias e iniciativas para promoção de avanços na melhoria da qualidade da aprendizagem na Educação Básica, com abrangência nacional.
ATLETAS PARALÍMPICOS – O desfile também contará com a participação de atletas paralímpicos e do programa Bolsa Atleta, do Ministério dos Esportes, um dos maiores programas de patrocínio individual de atletas no mundo. O programa garante condições mínimas para que se dediquem, com exclusividade e tranquilidade, ao treinamento e a competições locais, sul-americanas, pan-americanas, mundiais, olímpicas e paralímpicas.
MAIOR PAC DA HISTÓRIA – Na sequência, estudantes desfilarão com uma faixa com a mensagem ‘O Maior PAC da História’, com o objetivo de mostrar a força dos investimentos realizados na infraestrutura do país. Posicionados atrás dessa faixa, 28 trabalhadores das obras do Novo PAC e outros 25 trabalhadores militares com os EPI’s irão desfilar nesse
momento.
SAÚDE – Na parte da saúde, o desfile apresentará carretas do Sistema Único de Saúde (SUS) do programa Agora Tem Especialistas, criado para ampliar o acesso a serviços de saúde especializados no SUS. Haverá ainda a presença de uma ambulância do SAMU e de uma Unidade Móvel Odontológica. A ampliação e renovação das frotas tem sido uma das marcas da atual gestão. Profissionais do SAMU participam desta parte do evento.
ZÉ GOTINHA – Outra atração deste trecho é o Zé Gotinha, símbolo da retomada das campanhas de vacinação no país. O Zé Gotinha desfilará em um carro com a marca do 7 de Setembro, acompanhado por profissionais da Força Nacional de Saúde. O Brasil tem um dos maiores programas de imunização do mundo: são 38 mil salas de vacinação e mais de 20 vacinas disponíveis pelo SUS, que protegem em todas as fases da vida. Símbolo dessa conquista, o Zé Gotinha traz um recado importante nesse desfile: até dezembro de 2025, além de meninas e meninos de 9 a 14 anos, jovens de 15 a 19 também poderão se vacinar contra o HPV. A vacina é segura, eficaz e protege contra diversos tipos de câncer.
PROGRAMAÇÃO – Os preparativos para o desfile têm início às 6h, com a abertura do acesso ao público. A partir das 9h está prevista a recepção oficial ao presidente Lula e na sequência terá início o desfile, com a execução do Hino Nacional e a apresentação da parada cívico-militar. O evento tem a seguinte programação:
» 9h – Início do desfile
Blocos:
Eixo Temático 1: Brasil dos Brasileiros
Eixo Temático 2: COP30
Eixo Temático 3: Brasil do Futuro
» Desfile Motorizado
» Apresentação da Pirâmide Humana
» Desfile Hipomóvel
» Apresentação da Esquadrilha da Fumaça
» Honras militares e término do desfile
- Confira as publicações sobre este 7 de Setembro:
>> Desfile de 7 de Setembro: o que pode e o que não é permitido
>> 7 de Setembro em Brasília: veja onde estacionar, como acessar arquibancadas e área para PCDs
>> Desfile na Esplanada ressalta a mensagem de um Brasil Soberano e a realização da COP30
>> Pronunciamento do presidente Lula no 7 de Setembro: Do lado do povo brasileiro
Crédito: Agência Gov
Leia Mais em: O Maringá